ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Volta à rotina no Ensino Médio particular tem sala com apenas 2 alunos

Em escola no Bairro Chácara Cachoeira, um terço dos estudantes está de volta

Anahi Zurutuza e Bruna Marques | 19/10/2020 07:33
Em escola particular, professor dá aula em sala quase vazia. (Foto: Henrique Kawaminami)
Em escola particular, professor dá aula em sala quase vazia. (Foto: Henrique Kawaminami)

Em dia de volta às aulas presenciais para o Ensino Médio, alunos comemoraram o fim do isolamento e acreditam que adaptação não será difícil.

Aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Paulo Freire, Giovana Lupi dos Santos Teixeira, de 15 anos, está feliz em voltar para o colégio. Para ela, o mais difícil não foram as aulas remotas, mas o isolamento.

“Foi bem difícil fica em casa, apreendendo de longe. É muito mais fácil para se concentrar na sala de aula. E eu estava com saudades dos colegas, dos professores, não foi fácil ficar isolado”, afirmou, na chegada para a primeira aula presencial após meses de ensino à distância.

A estudante não acha que será complicado tomar todas as precauções necessárias para evitar o contágio com o novo coronavírus. “Não é tão difícil não se encostar”.

Alunos têm temperatura aferida na chegada para a aulas (Foto: Henrique Kawaminami)
Alunos têm temperatura aferida na chegada para a aulas (Foto: Henrique Kawaminami)


Matriculada no 2º ano, Maria Victória Machado de Brito, de 16 anos, voltou para a escola achando que ia se livrar de vez do isolamento, mas na classe dela, por enquanto, só vão estudar ela e mais uma colega. “Senti falta dos colegas, conversas com os amigos. Já me acostumei com a máscara, mas é estranho estar aqui só nós duas”.

Apesar do estranhamento, ela diz estar contente com a volta. Acredita que em casa tinha mais  com o que se distrair. “Na sala de aula não tem distração”.

Diretora da escola localizada no Bairro Chácara Cachoeira, Adelina Spengler explica que dos 130 alunos dos últimos três anos escolares, cerca de 50 voltaram às aulas. Uma pesquisa foi feita com os pais e os que quiseram a levar os filhos, assinaram termo de responsabilidade. As aulas on-line continuam para quem ainda está em casa.

Cada sala de aula, que tinha antes da pandemia cerca de 30 alunos , hoje abriga de 8 a 12 estudantes, uma forma de garantir que as carteiras fiquem a 2 metros de distância umas das outras.

O Ensino Médio do Paulo Freire é em tempo integral. A carga horária foi mantida, mas as cantinas não vão funcionar. Garrafas de água e refeições, alunos têm de levar de casa.

Quando a sala tme mais alunios, o distanciamento de 2 metros é regra. (Foto: Henrique Kawaminami)
Quando a sala tme mais alunios, o distanciamento de 2 metros é regra. (Foto: Henrique Kawaminami)

Volta às aulas – Ao todo, a Capital tem oito escolas exclusivas para Ensino Médio e 44 que vão do Ensino Fundamental ao Médio. Até o dia 16 deste mês, seis escolas haviam apresentado o plano de biossegurança para a Prefeitura para voltar a receber os alunos.

A lista com as escolas não foi divulgada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mas conforme apurado pelo Campo Grande News, estão o Colégio Harmonia, Colégio Status, Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), Escola Paulo Freire e Colégio Maria Montessori.

A reunião para decisão do retorno aconteceu no dia 1º de outubro e conforme a presidente do Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul) Maria da Glória Paim Barcellos, todas as escolas já teriam elaborado o plano para retomada.

O retorno foi oficializado no dia 14 de outubro com a publicação do decreto municipal no Diário Oficial de Campo Grande. No documento, ficou estabelecido que as mesmas regras determinadas para a Educação Infantil deviam ser respeitadas para a retomada do Ensino Médio.


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias