Voluntários da saúde unem forças para ajudar famílias em duas cidades do RS
Fisioterapeuta criou 'Equipe SOS', que nesta semana segue viagem para Canoas e Cachoeirinha
Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde estão com as malas prontas para ir ao Rio Grande do Sul. Voluntários de Campo Grande e outros municípios de Mato Grosso do Sul irão prestar apoio às famílias desabrigadas. A ‘Equipe SOS’ planeja sair nesta semana e ficar seis meses auxiliando as vítimas das chuvas que atingem a região.
O grupo ‘Equipe SOS’ foi idealizado pelo fisioterapeuta Danilo Assis Arguelho que reside em Miranda, a 210 km da Capital. Atuando na área há quatro anos, ele conta que assim que soube da necessidade de voluntários decidiu mobilizar outros profissionais.
- Leia Também
- Cão farejador de MS parte para o Rio Grande do Sul em busca de desaparecidos
- Após 10 dias de exposição, gaúchos se prepararam para voltar e ajudar o RS
“Um amigo avisou que estava precisando de pessoas da área da saúde e eu conversei com o presidente do Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Ele publicou na rede e todo mundo abraçou a causa”, diz.
Ao todo, o grupo conta com 30 voluntários entre formados e estudantes da Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Medicina Veterinária, Medicina, além de técnicos em Enfermagem e socorristas. A ‘Equipe SOS’ sai na quarta-feira (15) de Campo Grande com roupas, remédios e outras doações.
O fisioterapeuta conseguiu transporte gratuito para poder viajar com os voluntários e um barco que será usado na locomoção entre as cidades de Canoas e Cachoeirinha. A princípio, a ‘Equipe SOS’ irá atender nesses dois municípios prestando apoio ao Corpo Voluntário e Resgate, que já vem atuando na região desde o início da tragédia.
Henrique Matos, de 29 anos, é mais um voluntário de Mato Grosso do Sul. Responsável pela comunicação do grupo, ele não é da área da saúde, mas planeja ajudar com o que puder. “Tenho acompanhado bastante notícias e a gente fica querendo fazer algo a mais e não pode, como eu trabalho com a internet tenho essa disponibilidade de ir”, comenta.
Nas cidades, ele será responsável por dar suporte no atendimento, além de fazer a ‘ponte’ entre os voluntários de Mato Grosso do Sul e as respectivas famílias que ficarem aqui.
O grupo está aceitando doações em dinheiro para preparar kits de atendimento de urgência e manutenção dos voluntários no RS. A chave Pix é (67) 996235023. Além disso, interessados em participar do grupo podem entrar em contato no mesmo número.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.