A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Junho de 2018

23/03/2011 17:52

Campo Grande é 18ª entre capitais em índice de transparência orçamentária

Angela Kempfer

Pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos coloca Campo Grande em 18ª posição entre as capitais do País no quesito transparência orçamentária. Das 27 capitais, nenhuma alcançou o índice ideal.

A Capital de Mato Grosso do Sul conseguiu nota 25,5, na pontuação de 0 a 50. Curitiba (75,9), Porto Alegre (75) e Brasília (62,9) alcançaram as melhores colocações, apesar de só serem classificadas como razoáveis.

Teresina (0), Macapá (0) e Boa Vista (10,3) tiveram a piro performance, enquadradas na categoria péssima.

Profissionais de diferentes áreas de atuação foram questionados sobre a qualidade da transparência do ciclo orçamentário de suas capitais. “Os dados revelam que a maioria dos(as) entrevistados(as) tem percepção negativa, 82,2% consideraram que o grau de transparência das suas capitais não vai além de uma avaliação mediana”, comenta nota do Idesc.

O Instituto avaliou a qualidade das informações disponibilizadas nos sites do poder público, em prefeituras e Câmaras de Vereadores. As perguntas eram sobre quantidade e qualidade dos dados informados sobre o orçamento, desde a arrecadação, até despesas e investimentos.

“Melhorar o acesso à informação orçamentária é concretizar os direitos e as garantias fundamentais de todos os cidadãos e cidadãs. Não cabe ao Estado somente disponibilizar dados, mas fazê-lo em linguagem clara e acessível para toda a sociedade brasileira”, reforça o Instituto.

A pesquisa foi aplicada de 1 de dezembro de 2010 a 15 de fevereiro de 2011. A meta principal foi incentivar a fiscalização e o acesso da população às informações do ciclo orçamentário.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions