ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Campo Grande é 18ª entre capitais em índice de transparência orçamentária

Angela Kempfer | 23/03/2011 17:52

Pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos coloca Campo Grande em 18ª posição entre as capitais do País no quesito transparência orçamentária. Das 27 capitais, nenhuma alcançou o índice ideal.

A Capital de Mato Grosso do Sul conseguiu nota 25,5, na pontuação de 0 a 50. Curitiba (75,9), Porto Alegre (75) e Brasília (62,9) alcançaram as melhores colocações, apesar de só serem classificadas como razoáveis.

Teresina (0), Macapá (0) e Boa Vista (10,3) tiveram a piro performance, enquadradas na categoria péssima.

Profissionais de diferentes áreas de atuação foram questionados sobre a qualidade da transparência do ciclo orçamentário de suas capitais. “Os dados revelam que a maioria dos(as) entrevistados(as) tem percepção negativa, 82,2% consideraram que o grau de transparência das suas capitais não vai além de uma avaliação mediana”, comenta nota do Idesc.

O Instituto avaliou a qualidade das informações disponibilizadas nos sites do poder público, em prefeituras e Câmaras de Vereadores. As perguntas eram sobre quantidade e qualidade dos dados informados sobre o orçamento, desde a arrecadação, até despesas e investimentos.

“Melhorar o acesso à informação orçamentária é concretizar os direitos e as garantias fundamentais de todos os cidadãos e cidadãs. Não cabe ao Estado somente disponibilizar dados, mas fazê-lo em linguagem clara e acessível para toda a sociedade brasileira”, reforça o Instituto.

A pesquisa foi aplicada de 1 de dezembro de 2010 a 15 de fevereiro de 2011. A meta principal foi incentivar a fiscalização e o acesso da população às informações do ciclo orçamentário.

Nos siga no Google Notícias