“Um Olhar Para Ser Visto” é o logo escolhido para a Marca MS
Uma marca que represente a identidade de Mato Grosso do Sul e promova o setor produtivo do Estado. Esse é o objetivo da Marca MS, apresentada esta noite na sede do Senac em Campo Grande.
Três trabalhos foram disputaram o voto popular via internet, sendo escolhida a marca “Um Olhar Para Ser Visto”. As outras que disputavam para representar o Estado eram “MS em Cores” e MS Origens”.
De acordo com o presidente do Comitê Marca MS, Thales Souza Campos, a ideia de criar uma marca começou em 2011, durante uma reunião entre o conselho do Sebrae-MS, e depois estendida para outras entidades.
“Já na segunda reunião, 20 instituições participaram para discutir a ideia, e foram apresentadas 14 marcas. Então montamos uma comissão técnica e três logos foram escolhidas para ir à votação popular”, conta Thales.
A votação foi aberta no dia 3 de novembro de 2012 e encerrada no dia 17 de fevereiro deste ano. Segundo Thales, que além de presidente do Comitê é diretor-superintendente da Fecomércio-MS, foram recebidos cerca de 40 mil votos.
Diferente da pré-concepção que muitos podem ter, a Marca MS não será apenas um incentivador turístico. O logotipo pode estar presentes em qualquer produto regional, de qualquer setor da economia.
“Queremos destacar e fomentar nossos produtos. A marca vai contemplar todo nosso setor produtivo, desde o turismo até a indústria e comércio, e também será usada em peças publicitárias do Mato Grosso do Sul nos estados que serão sedes da Copa do Mundo em 2014”, comenta Thales ao explicar a função da marca para a economia regional.
Além disso, foi feito o lançamento da Câmara Empresarial de Turismo (CET-MS) da Fecomércio-MS, que pretende defender os interesses do setor, promover e regulamentar as atividades e incentivar a qualificação de mão de obra, fortalecendo o debate em torno do Turismo entre o empresariado e o poder público.
Nesta sexta-feira (22), projeto semelhante será também lançado em Ponta Porã. É o Macro Projeto – Turismo de Fronteira. O evento acontece às 19h, na Associação Comercial da cidade, localizada a 323 km de Campo Grande, e que faz divisa com a paraguaia Pedro Juan Caballero.

Marca MS – O projeto em torno da Marca MS foi desenvolvido pela Fecomércio-MS em parceria com Senac, Sebrae, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e outras instituições tanto do setor privado como do público.
O objetivo é que ela sirva como um “certificado” de procedência dos produtos do Estado. Conforme Thales, os interessados em fazer uso da marca devem se cadastrar no site da Fecomércio, o www.fecomercio-ms.com.br, ou pelo site das outras entidades envolvidas, e obedecer aos critérios do regulamento de utilização da marca.