A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

11/02/2008 15:35

Advogado é preso em Bonito acusado de lesar aposentados

Redação

O advogado Hérico Monteiro Braga, 58 anos, foi preso na tarde de hoje (11) em Bonito, acusado de lesar aposentados e pensionistas do INSS. Marido da vereadora do município, Terezinha Braga (PSDB), ele prestou depoimento e deve ser transferido ainda nesta segunda-feira para Campo Grande.

As investigações duraram um ano, mas a prisão preventiva só ocorreu nesta segunda-feira. Conforme a Polícia Civil, ele atua há mais de 30 anos no setor previdenciário e estaria selecionando pessoas aptas a se aposentar como trabalhadores rurais ou por idade, e definindo como honorários, de maneira verbal, o valor referente ao primeiro benefício pago pelo Inss. O problema, segundo apurou a Polícia, é que os beneficios demoravam até seis meses para serem pagos, e quando eram depositados vinham com o valor retroativo. O advogado então exigia como pagamento o valor total, não apenas o referente a um mês de benefício.

Pelo menos trinta vítimas foram ouvidas no inquérito policial, "pessoas simples e humildes que trabalharam durante toda a vida no campo, sendo que algumas delas não sabem nem mesmo assinar o próprio nome", detalha nota divulgada pela Polícia Civil.

Também foi constatada, em alguns golpes, a participação da esposa do Advogado Hérico, a ex-funcionária de um banco e vereadora de Bonito. Na condição de funcionária do banco, Terezinha teria retirado cartões de benefícios de aposentadoria, sem conhecimento e consentimento das vítimas e, com ajuda do marido, cadastrava senhas e sacava os valores.

Outra "fonte" de recursos para o casal seria os valores pagos como diferença dos anos em que aposentados ficaram sem o benefício, apesar de terem o direito. A quantia corresponde ao período entre a data de início do direito (60 anos para homens e 55 anos para mulheres) e a data do reconhecimento judicial e efetivação do pagamento. Essa espécie de "ressarcimento", também era sacada pelos dois, aponta a investigação.

Em depoimento, algumas pessoas denunciaram que o advogado chegou a ameaçar as vítimas caso houvesse qualquer denúncia.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions