ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Aeroportos em MS podem ser atingidos por protesto nacional nesta semana

Vania Galceran | 23/12/2014 09:56
Aeroporto Internacional de Campo Grande registra movimento normal pela manhã. (Foto: Arquivo)
Aeroporto Internacional de Campo Grande registra movimento normal pela manhã. (Foto: Arquivo)

A Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil) planeja uma manifestação para esta semana, caso não consiga avançar nas negociações da campanha salarial com o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo. A reunião decisiva deve ocorrer às 10h30 desta terça, na sede do sindicato patronal, no Rio de Janeiro.

Em Mato Grosso do Sul, não há uma associação ativa dos aeroviários, segundo a assessoria de comunicação da Fentac, os funcionários de solo das empresas aéreas que atendem o Estado devem se juntar aos trabalhadores de outros aeroportos , mas não em uma paralisação e sim em protestos que podem durar até 1 hora, sem data prevista para isso acontecer.

Na última rodada de negociações, realizada no dia 11 de dezembro, o sindicato patronal ofereceu à Federação apenas um abono no valor de R$ 720,00 aos aeroviários e R$ 1,8 mil aos aeronautas, a ser pago em duas parcelas: 50% em março e 50% em setembro de 2015. Não foi oferecido nenhuma melhoria nas cláusulas econômicas e sociais. Os trabalhadores reivindicam 11% de aumento salarial e aplicação deste índice nos demais itens econômicos, que são diárias, pisos, vale-alimentação e seguro.

Proposta sofrível -Para o presidente da Fentac, Sergio Dias, a proposta das empresas é sofrível e não representa nenhum avanço na pauta de reivindicações dos trabalhadores, mas sim, uma redução no salário da categoria. “As empresas alegam que o setor está num momento ruim, mas os dados não são pautados nas estatísticas. Esperamos que na próxima rodada, as empresas apresentem algo satisfatório”, pontuou.

Os trabalhadores cobram também remuneração das horas noturnas e inclusão de cláusula de multa em caso de descumprimento.

Nos siga no Google Notícias