A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

09/02/2011 08:21

Álcool, drogas e violência no presídio de Amambai são motivo de denúncia do MPE

Ricardo Campos Jr.

Local foi classificado como caótico

A falta de recursos de pessoal e estrutura física no EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai) motivaram uma Ação Civil Pública do MPE (Ministério Público Estadual) contra o governo do Estado e Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). O presídio é classificado como caótico, e de acordo com o documento, o local é usado pelos presos para consumo de drogas e álcool.

Segundo o MPE, a carência de controle é evidenciada por episódios de violência praticada pelos detentos nos momentos em que saem do presídio.

A ação foi apresentada pelo promotor de Justiça Eteócles Brito Júnior e pelo defensor público Marcelo Marinho. As péssimas condições dos regimes aberto e semiaberto vão contra a Lei de Execuções Penais, de acordo com o documento.

O documento foi protocolado na última segunda-feira (7) e pede o deferimento para os pedidos de abertura de concurso público para contratar pelo menos 20 agentes penitenciários em até 60 dias.

A ação exige ainda que o governo e Agepen elaborem projeto para dar início à licitação para construir um presídio agrícola ou industrial na região para abrigar os detentos no prazo de 150 dias.

Segundo o MPE, o Estado tem uma área cedida pelo município para a implantação estruturas de albergue destinadas aos presos do regime aberto, que apenas pernoitam nos estabelecimentos penais. Cabe ao Estado providenciar essas instalações.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions