ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Aluna faz desabafo emocionado em audiência sobre fechamento de escola

Emocionada, Maria Catarina, estudante da escola Riachuelo critica fechamento da instituição durante reunião na Câmara Municipal

Silvia Frias e Danielle Valentim | 08/01/2019 10:37
Vereadores e representantes da educação discute fechamento de escolas estaduais (Foto: Danielle Valentim)
Vereadores e representantes da educação discute fechamento de escolas estaduais (Foto: Danielle Valentim)

“Já choramos, já marcamos várias reuniões e conversamos, mas parece que é tudo tão difícil quando se trata de educação no Brasil”. Esse foi o desabafo da estudante Maria Catarina Borges Fernandes, 19 anos, presidente do grêmio estadual da escola Riachuelo, durante reunião na Câmara de Vereadores, que discute fechamento de escolas estaduais.

A reunião foi organizada pelo vereador Valdir Gomes (Progressista), da Comissão de Educação. Antes do recesso legislativo, um documento foi elaborado criticando o fechamento das escolas estaduais Consuelo Muller e Riachuelo.

Agora, serão incluídas mais duas na lista: Otaviano Gonçalves da Silveira Junior, que funciona dentro do Residencial Flamingos, no Lar do Trabalhador e a Zamenhof, no bairro Amambaí. “Estamos fazendo documento para barrar desmandos da secretária de educação”, disse Valdir Gomes, referindo-se à Maria Cecília Amêndola.

Gomes disse que recebeu informações de que a secretária nunca foi às escolas para falar sobre fechamento. “Porque não avisaram antes da eleição, é desmerecimento com eleitores; governador esperou se eleger mais quatro anos para dar este presente para Campo Grande”.

No encontro, além dos vereadores, participam estudantes, pais de alunos e representantes da ACP (Sindicato dos Professores), Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação em Mato Grosso do Sul) e Sintede (Sindicato dos Servidores Administrativos da Educação Pública Estadual de Campo Grande).

Um dos discursos mais emocionados foi o de Maria Catarina. Pelo cronograma da Secretaria Estadual de Educação, a Riachuelo, no bairro Cabreúva, será fechada e os alunos transferidos para a escola Hércules Maymone.“Isso é muito sério, colocar a gente num lugar, fazer um projeto, dar esperança num futuro melhor e tirar assim, do nada! A gente vai para uma escola onde a gente não é bem vindo, onde fizeram protesto para não estar lá. Como é que a gente se sente? Eu pergunto para vocês que nos representam”, disse, chorando.

Segundo a Secretaria, a escola atende hoje 380 estudantes matriculados no AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem). “Ressaltamos que toda a equipe docente lotada na EE Riachuelo passará a realizar o atendimento aos estudantes no novo endereço, a partir do próximo ano letivo, garantindo assim a qualidade do ensino ofertado aos alunos do Projeto AJA”, segundo nota da secretaria.

Nos siga no Google Notícias