ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Alunos passam menos tempo na escola do que manda a lei

Redação | 27/04/2009 16:09

Os estudantes brasileiros com idades entre 4 e 17 anos ficam, em média, 3,8 horas por dia na escola, menos que a jornada mínima prevista pela Lei das Diretrizes Básicas da Educação (Lei nº 9394/1996), que é de quatro horas diárias para os níveis fundamental e médio.

Em Mato Grosso do Sul, a situação não é diferente: entre os estados da região Centro-Oeste, só perde para Mato Grosso.

No País, na faixa etária que vai de 7 a 14 anos, recordista em números de matrícula, a taxa é de 4,2 horas por dia. Já entre os que têm de 15 a 17 anos, período que compreende o Ensino Médio, o número de horas diárias que o estudante passa na escola cai para 3,5.

Os dados fazem parte de um estudo divulgado hoje pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

No Centro-Oeste, enquanto no Mato Grosso os alunos na faixa etária de 4 a 17 anos ficam em média 3,51 horas por dia na escola, esse índice em Mato Grosso do Sul é um pouco maior: 3,65.

Em Goiás, o índice é um pouco melhor: os alunos dentro desta faixa etária permanecem 3,88 horas todos os dias na escola.

Entre todos os estados, o Distrito Federal é o líder do ranking. Na capital federal, os alunos ficam em média 4,38 horas por dia.

Em seguida, aparecem os estados de São Paulo (4,25 horas) e do Rio de Janeiro (4,14 horas). Na outra ponta, com as menores taxas de permanência, aparecem o Acre e Rondônia (ambos com 3,35 horas), seguidos por Amazonas (3,41 horas).

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a permanência média dos estudantes brasileiros na escola é "insuficiente".

"Por isso é que sou francamente favorável ao segundo turno sob a responsabilidade da escola, mas não necessariamente dentro da sala de aula. Com esse objetivo, estamos instalando banda larga dentro da escola e investindo no programa Mais Educação. São expedientes que vão oferecer às escolas oportunidade de estender a jornada com atividades culturais, recreativas, esportivas", afirmou o ministro, durante evento no Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias