ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ameaçando parar por tempo indeterminado, professores planejam “panelaço”

Michel Faustino e Ricardo Campos Jr. | 22/05/2015 17:00
Professores ameaçam parar por tempo indeterminado e planejam diversas ações. (Foto: Fernando Antunes)
Professores ameaçam parar por tempo indeterminado e planejam diversas ações. (Foto: Fernando Antunes)

Ameaçando iniciar greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira (27) os professores da rede estadual de ensino planejam diversas ações para pressionar o governo do Estado. Na tarde hoje (22), a categoria rejeitou a proposta do Governo que pretendia postergar a integralização do piso nacional de 40 para 20 horas de 2018 para 2022.

De acordo com o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Magno Botareli César, os professores realizaram assembleias nos municípios e 90% das cidades rejeitaram a proposta. Novas reuniões devem acontecer para chegar ao índice de 100% de adesão.

Segundo o sindicalista, uma série de ações devem ocorrem a partir da próxima semana, inclusive, uma grande movimentação para comunicar os pais dos 270 mil estudantes, que eventualmente ficarão sem aulas.

“Agora vamos bater panela. Vamos fazer o panelaço da educação. Nessa greve, nós entramos para vencer”, disse Botareli aos professores reunidos em assembleia. O primeiro passo, segundo ele, vai ser marcar uma reunião para comunicar e esclarecer sobre o movimento aos pais dos alunos.

Segundo Botarelli, um comunicado sobre a paralisação já foi encaminhado ao governo. Apesar de terem definido a paralisação para quarta, a categoria está aberta ao diálogo, ressalta o sindicalista.

“Estamos aberto a negociação, mas agora cabe o governo se movimentar. Nesta batalha entramos para vencer e para isso precisamos ações. Queremos a adesão de todos”, completou.

Ele destacou ainda que os professores fizeram acordo com o Governo do Estado e não com o ocupante da Governadoria, em alusão ao acordo ter sido fechado por Puccinelli e ter de ser cumprido por Azambuja.

Proposta x Rejeição - Outro ponto rejeitado foi a manutenção da data-base dos servidores administrativos em maio. Eles tiveram aumento dos salários em dezembro do ano passado e teriam reajuste zero neste mês. Neste caso, a categoria ficaria sem correção nos salários por 16 meses.

A proposta do Governo era elevar o salário para 73,79% do piso em outubro deste ano. Pela proposta, nos próximos sete anos, os salários teriam correção de 3,74% em outubro de cada ano.

Com a decisão, a greve pode deixar 270 mil estudantes sem aulas nas escolas públicas estaduais a partir de quarta-feira. Na Capital, os docentes da rede municipal cruzam os braços na segunda-feira e devem deixar 100 mil estudantes em casa.

O governador Reinaldo Azambuja afirmou, de manhã, que espera responsabilidade dos servidores públicos. Ele destacou que o Governo não dispõe de recursos para conceder reajuste salarial neste ano.

Nos siga no Google Notícias