A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

09/01/2008 08:25

Aneel já admite racionamento de energia em 2008

Redação

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já admite a possibilidade de racionamento de energia no Brasil ainda este ano, por causa da falta de chuvas no País.

O nível dos reservatórios das hidrelétricas vem registrando redução neste verão, levando alguns a questionar a segurança no abastecimento.

Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo, os lagos das usinas operavam na segunda-feira com 44,73% da capacidade, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Em 7 de janeiro de 2007, estavam com 60,2% da capacidade.

Reportagem de hoje do Jornal O Estado de S. Paulo aponta que a situação é considerada ainda mais grave porque as usinas do Sudeste e Centro-Oeste estão tendo de enviar energia ao Nordeste desde o fim do ano passado.

Na segunda-feira última, os reservatórios do Nordeste operavam com apenas 27,04% do volume, bem menos que- no mesmo período de 2007, quando estavam com 65,4% da capacidade.

Diante dessa situação, conforme o jornal paulista, o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, admite que "não é impossível" que o Brasil passe por um novo racionamento de energia ainda em 2008. "Não estou dizendo que vai ter problema. Não é impossível haver um racionamento este ano, mas o mais provável é que não tenha", disse.

O diretor da Aneel defendeu até um contingenciamento para evitar situação parecida com a de 2001, quando a sociedade foi pega de surpresa e o governo teve de elaborar um plano de racionamento às pressas.

No início, as medidas eram tratadas como racionalização. "Você só discute temas como apólice de vida e sepultura quando você está bem de saúde. Assim deve ser com coisas desagradáveis, como o racionamento. Esse assunto deve ser discutido muito antes. Não sob pressão.

Além de elaborar um plano de contingenciamento para um eventual apagão, o governo também deveria fazer campanhas para estimular a população a economizar recursos energéticos, disse Kelman.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions