ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Após 31 ocorrências, chuva em Dourados evita queimadas

Redação | 14/09/2010 09:57

A chuva que cai desde a madrugada em Dourados ajuda a reduzir o aparecimento de focos de incêndio em áreas de pastagem e lavouras. Isto depois da grande quantidade de atendimento de combate a fogo do Corpo de Bombeiros, que em 24 horas registrou 31 ocorrências.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ontem foi o dia de maior movimento registrado em Dourados, ainda que não tenha sido o de queimadas de maior extensão.

Os atendimentos cessaram às 21 horas de ontem (13), após o controle do incêndio na fazenda Potreirito, que teve 40 hectares queimados. O local produz eucalipto que era destinado à Cooperativa Xanxerê e Seara.

Uma casa e um galpão de criação de suínos correram risco de serem atingidos pelas chamas. O prejuízo foi grande para a fauna, segundo o Corpo de Bombeiros, uma vez que vários animais que habitavam a plantação de eucaliptos morreram queimados.

Os bombeiros encaminharam duas equipes à fazenda Potreirito que contaram com a ajuda de proprietários rurais e funcionários das fazendas locais. Nove máquinas, entre tratores e veículos equipados com bombas foram usados.

O receio dos que combatiam o incêndio era que o fogo atingisse uma plantação de milho próxima. Caso isto acontecesse o fogo se alastraria rapidamente e poderia ficar fora de controle.

A equipe permaneceu no local até certificar que as chamas criadas pelos Bombeiros para combater o fogo que atingia a mata estava completamente extinto.

A técnica usada é a abertura de aceiros na mata, que consiste em separar a vegetação em chamas da parte que será preservada. Água é bombeada na região ainda não devastada pelas chamas para fazer o resfriamento da área e evitar alastramento por faíscas.

Nos siga no Google Notícias