A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

06/10/2014 19:28

Após sete dias de greve, bancos reabrem normalmente nesta terça

Eduardo Penedo
Bancários aceitam proposta e enceram greve de sete dias. (Foto: Marcelo Calazans)Bancários aceitam proposta e enceram greve de sete dias. (Foto: Marcelo Calazans)

Os bancários aceitaram o reajuste salarial de 8,5% proposto pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e a greve, que durou sete dias, encerrou-se na noite desta segunda-feira (6) após assembleia da categoria. A partir de amanhã (7) os bancos abrirão as portas no horário normal. Das 130 agências em Mato Grosso do Sul, 80 ficaram fechadas, sendo 69 na Capital. A paralisação contou com a participação de 1.915 trabalhadores de bancos públicos e privados.

Na 9° rodada de negociações a Fenaban aumentou o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Os bancos também vão incluir na Convenção Coletiva o compromisso de que o monitoramento de resultados ocorra com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho. “Trata-se de mais um passo no combate às metas abusivas, que tem provocado adoecimento e afastamento de bancários”, avaliou o comando.

Outra mudança citada pela categoria é que a cobrança de metas passará a ser proibida não somente por mensagem de celular, mas também por qualquer outro tipo de aparelho ou plataforma digital.

De acordo com o comando, a Fenaban propõe a compensação dos dias parados durante a greve na forma de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro - para quem trabalha seis horas, e uma hora por dia no período entre 15 de outubro e 7 de novembro para servidores com jornada de oito horas.

Outros avanços nas negociações destacados pela categoria incluem o adiantamento do 13º salário para afastados; a readmissão automática de bancárias demitidas e que comprovarem gestação no período do aviso prévio; e a realização de seminários periódicos para discutir tendências de novas tecnologias.

Greve – No primeiro dia de paralisação (30), 44 agências ficaram paradas, já na sexta 83 agencias fecharam. Em Dourados, a 233 quilômetros da Capital, o movimento também ganhou força durante a semana.

Em 2013, após paralisação de 23 dias, o acordo foi de correção nos salários de 8% (inclui 1,82% de ganho real).

 

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions