ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Após vistorias, juiz diz que Unei do Los Angeles é referência em Campo Grande

Fabiano Arruda e Paula Vitorino | 13/04/2011 10:55

Danilo Burin destaca trabalho de aproximação com os pais na unidade

Juiz destaca realização de cursos na unidade. (Foto: Simão Nogueira)
Juiz destaca realização de cursos na unidade. (Foto: Simão Nogueira)

O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Danilo Burin, esteve nesta manhã na Unei (Unidade Educacional de Internação) Novo Caminho, que fica no bairro Los Angeles, em Campo Grande, e elogiou a estrutura do local. Ele disse que a unidade é referência para a Unei Dom Bosco.

Com 37 internos e capacidade para 26, a Unei Novo Caminho foi reformada e opera, desde março do ano passado, com a nova infra-estrutura.

“Esta Unei é o sonho de consumo de qualquer juiz”, comentou Burin, afirmando que a unidade é modelo de recuperação dos jovens para outros estados num exemplo de “metodologia que deu certo”.

“É possível manter um ambiente saudável e sem briga mesmo dentro de uma unidade de internação”, completou.

A unidade do Los Angeles tem caráter provisório e serve para receber internos apenas num prazo de 45 dias para, posteriormente, encaminhá-los à Dom Bosco.

O magistrado destacou ainda a realização de cursos profissionalizantes no estabelecimento, diariamente.

Questionado sobre o motivo de uma Unei ser modelo e a outra não, o juiz da Vara de Infância e da Juventude afirmou que as melhorias dependem dos diretores e considerou a unidade Dom Bosco uma “panela de pressão”, que concentra todos os tipos de jovens, como já condenados e reincidentes, enquanto na Novo Caminho o perfil predominante é de garotos que estão internados pela primeira vez.

“Muita coisa precisa ser modificada lá (Dom Bosco) para virar um lugar modelo”, disse Burin.

O diretor da unidade, Valdineir Figueiredo, destacou o modelo de recuperação dos jovens como fundamental para evitar a reincidência. “A droga e a falta de unidade familiar influem para que estes jovens sejam reincidentes”, explicou.

Nos siga no Google Notícias