A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/08/2008 17:03

Assembléia de alunos da UFMS decide por paralisação

Redação

Cerca de quinhentos acadêmicos da UFMS votaram em assembléia iniciada hoje às 15h00, em frente a reitoria da universidade, por paralisação das aulas na próxima quinta-feira.

O coordenador do Sista (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado de Mato Grosso do Sul), Lucivaldo Alves dos Santos, confirmou a paralisação dos técnicos administrativos em apoio ao movimento dos alunos, e em protesto à PLC (Projeto de Lei Complementar) 92/2007, que trata da transformação dos hospitais universitários em fundações estatais de direito privado.

O movimento dos campi de Nova Andradina, Corumbá, Aquidauana, Três Lagoas e Coxim enviaram representantes e realizarão assembléias entre amanhã e quarta para decidir pela adesão à iniciativa dos alunos do campus de Campo Grande.

Demonstração de força - Segundo Italo Milhomem, coordenador do DCE e um dos representantes do movimento de alunos que permanecem acampados em frente à reitoria, os cursos de Direito (noturno), Arquitetura, Ciências Sociais, Psicologia, Ciências da Computação, Jornalismo, Educação Física e História já estão paralisados.

O acadêmico acredita que a interrupção das atividades na quinta-feira será uma demonstração da força do movimento. "Estamos convocando todos os alunos para virem até a reitoria, para mostrarmos as dimensões que o movimento conquistou e chamar cada vez mais atenção da sociedade para os problemas que enfrentamos aqui", diz Italo.

A assembléia dos alunos teve a presença do membro da executiva nacional do PC do B e ex-deputado federal, Aldo Arantes. Representantes do diretório acadêmico da Uniderp, também manifestaram apoio movimento estudantil da UFMS.

Em comunicado durante a assembléia, os alunos informaram que o MPF (Ministério Público Federal) recomendou que a UFMS interrompesse a cobrança de taxas e serviços, e que os alunos entrariam ainda hoje com pedido de liminar suspendendo a cobrança de taxas. A assessoria do MPF informou que nenhuma recomendação foi feita, e que as denúncias feitas pelos alunos ainda estão sob análise.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions