ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Assembleia terá comissão para discutir mudança no TJ

Redação | 10/08/2010 12:01

A Assembleia Legislativa vai formar uma comissão para tentar reverter a mudança de horário no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. De acordo com o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Leonardo Duarte, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), determinou a criação de uma comissão de líderes, representativas da bancadas.

"A comissão vai entrar em contato até amanhã com a direção do Tribunal de Justiça para revogar a medida ou achar outra solução", salienta. A OAB ainda propôs a realização de uma audiência pública.

Duarte e Domingos se reuniram hoje na Assembleia. Duarte enfatiza que demonstrou para o Poder Legislativo que a Assembleia foi a "maior agredida" com a mudança.

Ele explica que antes de publicar a resolução mudando o horário, o Tribunal de Justiça enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa em janeiro, solicitando redução do horário de trabalho, mas a proposta foi considerada inconstitucional.

O presidente da OAB reforça que a legislação estadual determina que o poder judiciário funcione das 8h às 18h. "Mostrei que a justiça federal vai ampliar o horário de funcionamento. A justiça estadual está dando um passo atrás".

Conforme o TJ/MS, o novo horário de funcionamento dos cartórios das varas judiciais, que a partir de setembro será das 12h às 19h, é uma medida de contenção de gastos com pessoal, atendendo a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). "Eles poderiam adotar uma medida de contenção de gastos mais razoável".

Ontem, o TJ publicou resolução e portaria regulamentando a mudança, que vai vigorar, em caráter experimental, até fevereiro de 2011. Atualmente, o expediente é das 8h às 18h.

O atendimento à população e aos advogados continua a ser feito na parte da manhã por meio dos Postos de Atendimento ao Cidadão, onde não houver o PAC, será designado um servidor. A portaria autoriza o funcionamento, em período integral, dos gabinetes dos desembargadores e juízes.

Nos siga no Google Notícias