ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Aumenta casos de gestantes infectadas pelo Sífilis em Mato Grosso do Sul

O terceiro sábado de outubro é considerado o dia mundial de combate ao Sífilis

Anny Malagolini | 15/10/2016 10:46

Os casos de sífilis registrados em Mato Grosso do Sul, entre os 2007 e 2016, somam mais de 15 mil ocorrências, e a metade das infecções registradas são em mulheres grávidas, revelou a Secretaria de Saúde do Estado.  A quantidade de gestantes com sífilis aumentou em 2015 - foram 1.102 casos -, no confronto com os dados de 2014, quando foram registrados 901 casos.

A doença adquirida foram sete mil, contraída por contato sexual, transfusão de sangue infectado ou via transplacentária. A sífilis sífilis congênita, quando o bebê é contaminado pela placenta ou na hora do parto, tiveram pouco mais de duas mil ocorrências.

Apesar de o tratamento ser simples, cerca de 70% das gestantes transmitem a doença aos bebês, pois não fazem o tratamento adequado. A sífilis na gestação pode causar graves problemas de saúde na criança ou ainda levar ao aborto.

A gerente técnica do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Danielle Martins Tebet, esse crescimento do número de casos registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é reflexo da ampliação dos diagnósticos por meio dos testes rápidos realizados em unidades básicas de saúde.

Cenário Nacional - Todos os anos, quase um milhão de pessoas (930 mil) – cerca de 1% da população brasileira, contrai sífilis no país, de acordo com o Ministério da Saúde. O número é ainda mais alarmante quando se trata de gestantes. Estima-se que 50 mil grávidas, cerca de 1,6% das mulheres à espera de um filho no Brasil, sejam portadoras da infecção.

Em gestantes ou não, mas com correto tratamento, a doença pode ser curada em 1 ou 2 semanas de tratamento, mas quando isso não acontece a sífilis pode permanecer no organismo durante toda vida, evoluindo até a morte. Conforme os médicos, a maior causa de abandono do tratamento é achar que a doença já foi vencida, já que os sintomas não ficam aparentes. Mais informações sobre as fases da doença e os sintomas podem ser obtidas no site do Programa de DST /AIDS do Ministério da Saúde.

Combate - Por meio do Pacto pela Saúde, com ações no setor de atenção básica e na vigilância em saúde da SES, o Governo do Estado tem trabalhado na prevenção à sífilis com a implementação da triagem na gestação, a utilização dos testes rápidos para sífilis durante o pré-natal, e a criação de comitês de investigação de transmissão vertical da sífilis.

O Programa Estadual de DST/ AIDS e Hepatites Virais ressalta a importância da realização do teste para diagnosticar a sífilis, principalmente em mulheres grávidas no primeiro e no último trimestre da gestação ou no parto.

Entre ações da SES no combate à doença no mês de outubro está a distribuição de material educativo para a população em geral e específico para a sífilis gestacional, ciclo de palestras em escolas particulares e estaduais para adolescentes do 8º ao 1º ano e em empresas da iniciativa privada com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis além da distribuição de preservativos e testes rápidos para os 78 municípios.

Nos siga no Google Notícias