A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/03/2011 13:13

Bancada de MS vai ao MEC solicitar R$ 70 milhões para UFMS

Jorge Almoas

Projetos incluem curso de Medicina Veterinária em Paranaíba e Centro de Convivência no antigo Auto Cine, na Capital

Na próxima semana, a bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília irá ao MEC (Ministério da Educação) apresentar pedido de R$ 70 milhões para investimentos na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A solicitação é intermediada pelo senador Delcídio do Amaral (PT).

A reunião acontecerá com o secretário executivo do MEC, Jose Henrique Paim Fernandes. Os investimentos serão aplicados nas atividades de ensino, pesquisa e melhoria da infraestrutura da universidade.

Ao todo são 13 projetos, incluindo a implantação do curso de Medicina Veterinária em Paranaíba, construção do prédio da Faculdade de Direito, de um Centro de Documentação e da Casa do Estudante em Campo Grande, além de uma Farmácia Escola na Capital, alojamentos funcionais e complexos esportivos em todos os campi da instituição.

O pedido de investimento prevê ainda a instalação de um Centro de Formação de Professores. No antigo Auto Cine, está prevista a implementação de um Centro de Convivência.

“Os projetos vão atender alunos, professores e a população da Capital e do interior. As necessidades foram elencadas e planejadas em uma proposta exeqüível” disse Delcídio.

No encontro, foi discutida com a direção da UFMS a implantação de um curso de Medicina no campus de Coxim, para atender estudantes dos municípios da região Norte do Estado.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


Acho bastante louvavel a bancada de MS ir em busca de recursos para UFMS.
O que não acho correto é investir em implantação de novos cursos, principalmente no interior do estado, sendo que os que já estão em funcionamento na capital e em cidades do interior estão sucateados ou ainda não estão totalmente estruturados.Os recursos deveriam ser para os cursos que já estão em funcionamento e que precisam urgente de socorro.
Um exemplo disso é o curso de Direito que será implantado em Chapadão do Sul, os cursos recem implantados quais sejam Agronomia e Engenharia Florestal ainda necessitam de vários investimentos, para que então implantar mais um curso? Inclusive o referido curso deverá ser iniciado sem aprovação da OAB, assim como prevê a legislação que rege o ensino superior. Quantos professores mestres e doutores da area do direito existem no estado? Os que tem, estão na acadêmia ou em seus escritórios? Se nem o curso de Direito da UFMS de Campo Grande, garante aos seus acadêmicos professores com essa titulação, assim como prevê o Ministério da Educação. O que acontecerá em Chapadão do Sul?
Gostaria de um dia poder ver politicas educacionais serias e comprometidas com as reais necessidades da população brasileira.
 
Sandra Paulino em 23/03/2011 08:12:42
Meu senador corumbaense,
Espero que o Campus Pantanal seja agraciado com cursos voltados para a nossa região Pantaneira e que tenhamos mais investimentos em pesquisas.
 
ABMAEL PEREIRA em 23/03/2011 04:03:14
É de bom alvitre que algo seja feito pela nossa UFMS que está largada e abandonada, sem professores, sem infraestrutura, enfim, jogada às traças.
 
João Ricardo Oliveira em 23/03/2011 02:35:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions