ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Bando que ataca bancos é de fora, mas tem apoio em MS, acredita Polícia

Nadyenka Castro | 14/02/2012 18:07

De acordo com o delegado Roberval Rodrigues, quadrilha já está ‘conhecida’ no Mato Grosso e tem comparsas no Estado que passam informações

Perito recolhe digitais no caixa eletrônico arrombado na madrugada desta terça-feira. (Foto: Fernando da Mata)
Perito recolhe digitais no caixa eletrônico arrombado na madrugada desta terça-feira. (Foto: Fernando da Mata)

O bando que tem arrombado caixas eletrônicos e nesta terça-feira assaltou uma agência bancária em Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros de Campo Grande, provavelmente não é de Mato Grosso do Sul, mas age com apoio de bandidos ‘locais’.

“A probabilidade de ser de fora é muito grande”, fala o delegado titular do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, explicando que os bandidos agem com apoio de comparsas locais. “Eles têm apoio aqui. Se não tivessem apoio não fariam nada”, afirma.

Ele diz ainda que provavelmente não há um único grupo agindo. “Ou é uma quadrilha muito grande”, diz referindo-se ao fato de que os crimes aconteceram em municípios diferentes em intervalos de tempo pequeno. “Na madrugada foi no caixa eletrônico em Campo Grande. Oito horas em Ribas. Não tem como ser a mesma quadrilha”, declara. “Fizeram em Dourados, Naviraí, é difícil ser a mesma”.

O delegado responsável pelas investigações sobre a onda de ataques a caixas eletrônicos explica que os criminosos mudam de estado porque já passam a ser conhecidos da Polícia. Então, para continuarem agindo sem grande risco de prisão, vão para outras localidades.

E para dificultar ainda mais a prisão, os ladrões ficam no município onde fizeram o crime. “Vão embora no mesmo dia”, fala Roberval. “Para isso, escolhem as cidades onde há melhor rota de fuga”.

Ribas do Rio Pardo, cenário do assalto desta terça-feira, é cortada por rodovia federal que dá acesso a São Paulo e à fronteira com a Bolívia, e ainda é próxima de vias estaduais que chegam às divisas de Goiás e Minas Gerais.

O que aconteceu no município se assemelha a roubos ocorridos em agências de cidades da região Norte do Estado em 2007 e 2008.

O assalto se assemelha ainda a outros que aconteceram em diversos municípios do País mais recentemente, onde os bandidos ‘fecham’ o território, fazem reféns e roubam dinheiro de banco. Sobre esta situação, o delegado diz que pode acontecer no Estado. “A probabilidade é grande, não dá para descartar nada”, porém afirma que não há informações que indiquem que bandidos estejam planejando roubos deste tipo.

Caixas eletrônicos - Desde o início do ano, foram pelo menos seis arrombamentos a caixas eletrônicos. Os alvos foram em Campo Grande, Dourados, Naviraí e Terenos.

O último foi em um que fica em uma farmácia na avenida dos Cafezais, Jardim das Macaúbas. Os ladrões não conseguiram pegar o dinheiro. Nenhum suspeito das ações foi preso.

Ribas - Policiais de Campo Grande e de Ribas do Rio Pardo procuram pelos assaltantes da agência bancária. Nenhum suspeito havia sido preso até o fim da tarde.

Nos siga no Google Notícias