ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Bombeiros alertam para risco de afogamentos no feriado prolongado

Vinícius Squinelo | 25/08/2011 19:46

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul alerta a população para o risco de afogamento neste feriado prolongado. “Neste período as pessoas tem o costume de procurar rios e lagos para aliviarem o calor, mas é preciso ter muita atenção, pois, é nesta época que aumenta o indicie de afogamento”, comenta o integrante do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, major João Sidnei Penrabel.

Os casos de afogamento normalmente acontecem em rios no interior do Estado, e os locais considerados mais perigosos para os banhistas são: o rio Taquari, na região de Coxim, o rio Aquidauana e o rio Paraguai, principalmente na região de Corumbá.

Dicas de segurança-Para evitar afogamentos a corporação dá algumas dicas. Para se divertir em piscinas sem grandes preocupações a dica dos Bombeiros é que as pessoas utilizem apenas clubes com o certificado de vistoria e em dia. A certificação tem validade de um ano. Outro cuidado a ser observado é a presença de pelo menos dois salva-vidas a cada 500 m² de água - exigência prevista na legislação. "É desaconselhável nadar sozinho porque pode acontecer alguma cãibra ou cansaço que provoque perda de força e, conseqüentemente, o afogamento", disse o major.

Em rios, a atenção deve redobrar já que o risco é maior por causa da força da correnteza e também pela profundidade. A dica é que crianças fiquem em locais rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Os pequenos devem estar equipados com bóias ou flutuadores que garantam ainda mais a segurança. Também é importante não sair das margens do rio, onde é mais seguro.

Brincadeiras como “caldos”, “trotes” ou “saltos” devem ser evitadas porque a profundidade de um rio ou de uma piscina pode ser pequena e saltos podem machucar ou contribuir para um possível afogamento.

Outro fator que ajuda aumentar os números de afogamentos é a bebida alcoólica. “As pessoas devem ter responsabilidade, porque rios e piscinas são muito perigosos e por isso a pessoa tem que estar em plena consciência de seus atos, para que uma diversão não se torne uma tragédia” finaliza o major.

Nos siga no Google Notícias