A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

25/08/2011 19:46

Bombeiros alertam para risco de afogamentos no feriado prolongado

Vinícius Squinelo

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul alerta a população para o risco de afogamento neste feriado prolongado. “Neste período as pessoas tem o costume de procurar rios e lagos para aliviarem o calor, mas é preciso ter muita atenção, pois, é nesta época que aumenta o indicie de afogamento”, comenta o integrante do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, major João Sidnei Penrabel.

Os casos de afogamento normalmente acontecem em rios no interior do Estado, e os locais considerados mais perigosos para os banhistas são: o rio Taquari, na região de Coxim, o rio Aquidauana e o rio Paraguai, principalmente na região de Corumbá.

Dicas de segurança-Para evitar afogamentos a corporação dá algumas dicas. Para se divertir em piscinas sem grandes preocupações a dica dos Bombeiros é que as pessoas utilizem apenas clubes com o certificado de vistoria e em dia. A certificação tem validade de um ano. Outro cuidado a ser observado é a presença de pelo menos dois salva-vidas a cada 500 m² de água - exigência prevista na legislação. "É desaconselhável nadar sozinho porque pode acontecer alguma cãibra ou cansaço que provoque perda de força e, conseqüentemente, o afogamento", disse o major.

Em rios, a atenção deve redobrar já que o risco é maior por causa da força da correnteza e também pela profundidade. A dica é que crianças fiquem em locais rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Os pequenos devem estar equipados com bóias ou flutuadores que garantam ainda mais a segurança. Também é importante não sair das margens do rio, onde é mais seguro.

Brincadeiras como “caldos”, “trotes” ou “saltos” devem ser evitadas porque a profundidade de um rio ou de uma piscina pode ser pequena e saltos podem machucar ou contribuir para um possível afogamento.

Outro fator que ajuda aumentar os números de afogamentos é a bebida alcoólica. “As pessoas devem ter responsabilidade, porque rios e piscinas são muito perigosos e por isso a pessoa tem que estar em plena consciência de seus atos, para que uma diversão não se torne uma tragédia” finaliza o major.

Selecionados do Fies com inscrição postergada devem completar dados
Termina hoje (17) o prazo para os estudantes pré-selecionados em processos anteriores do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que tiveram a insc...
Propaganda eleitoral paga na internet terá que ser identificada
Com o começo oficial da campanha eleitoral, teve início também a divulgação de publicidade voltada à disputa de outubro. Além dos tradicionais anúnci...
Ninguém acerta a Mega-Sena que acumula e vai pagar até R$ 23 milhões no sábado
A Mega-Sena voltou a acumular no concurso 2069, sorteado nesta quinta-feira (16) e que para o sábado (18) está valendo R$ 23 milhões. O sorteio foi r...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions