A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

16/04/2009 16:49

Campanha quer diagnóstico precoce do câncer de laringe

Redação

Alertar a população sobre os problemas da voz e, principalmente, sobre o diagnóstico precoce do câncer de laringe, é o objetivo da Campanha Nacional da Voz lançada hoje (16), em comemoração ao Dia Mundial da Voz, 16 de abril.

Há dez anos, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) promove a campanha no Brasil. O tema é Seja Amigo da Sua Voz. Palestras, exames e consultas gratuitas estão sendo realizados nos hospitais públicos.

Segundo a coordenadora regional da Campanha Nacional da Voz, Luciana Watanabe, o diagnóstico precoce das doenças das cordas vocais, como o câncer, permite a recuperação completa dos pacientes. "Se a pessoa tiver algum problema de rouquidão ou algo parecido, deve procurar um médico otorrinolaringologista o quanto antes", alerta. Se não for diagnosticado cedo o câncer de laringe pode causar seqüelas graves como a mudez e até mesmo a morte.

De acordo com dados da ABVL, 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. Para a fonoaudióloga da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia da 5ª Região, Maria Lúcia Torres, os profissionais que usam a voz precisam receber orientações sobre como cuidar da voz. "Usar a voz sem esforço, com ênfase adequada nas palavras é algo que pode ser treinado, ensinado. As pessoas só se lembram depois que tem algum problema na voz", afirmou em entrevista à Rádio Nacional.

Os fumantes e as pessoas que consomem bebida alcoólica em excesso são os grupos de risco mais atingidos pelas doenças da voz. Caso sintomas como rouquidão, dor na garganta, tosse, pigarro constante, falhas na voz e falta de ar forem comuns por mais de duas semanas, a pessoa deve procurar o médico. Não forçar a voz, gritar ou cochichar, evitar ambientes com muita poeira, mofo e cheiros fortes, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas são alguns dos cuidados recomendados pela ABLV para a preservação da voz.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions