ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Candidatos ao Conselho de Farmácia querem pedir anulação da eleição

Luciana Brazil | 08/11/2013 11:36
Massato teria sido inscrito erroneamente na chapa 1 (Foto: Thiago Freitas/ Divulgação)
Massato teria sido inscrito erroneamente na chapa 1 (Foto: Thiago Freitas/ Divulgação)

Após o fim da eleição do CRF (Conselho Regional de Farmácia), que aconteceu ontem (7) em Mato Grosso do Sul, via internet, alguns candidatos pretendem pedir a anulação da votação alegando irregularidade e fragilidade no sistema utilizado pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia). A intenção agora é realizar uma nova eleição, incluindo votação de chapa e de conselheiros.

Um dos candidatos, o farmacêutico Thiago de Freitas Santos, 31 anos, eleito na votação de ontem como conselheiro, acredita que pode ter havido manipulação dos votos. “Nós estamos acionando o corpo jurídico da entidade e vamos apresentar denúncia na Comissão Eleitoral do CFF e também na Polícia Federal”, disse.

Entre as irregularidades apontadas por Freitas está a alteração de informações durante a votação. O candidato ao quadriênio 2015/2018 Cleber Massato Toda, que era da chapa 2, estava inscrito como integrante da chapa 1. O erro foi corrigido no sistema durante a eleição, o que causou desconfiança. “Como pode um sistema eleitoral ser mexido durante a votação?” questionou Thiago.

Além disso, Freitas ressaltou a divergência na quantidade de votos que conselheiros e chapas receberam. Ele explica que a chapa 2 teve mais votos que o candidato Ronaldo Abrão, atual presidente do CRF. Porém, Ronaldo, que era candidato, foi eleito em primeiro lugar como conselheiro.

“É muito estranho. Como pode a chapa receber mais votos e o outro candidato ganhar mais votos. É muito estranho”, explica.

Apesar da vitória da chapa 2, Thiago não pode assumir a entidade já que para isso a chapa precisaria eleger quatro conselheiros, mas só elegeu dois, Thiago e Flavia Buainain Thomazi. Ao todo, seis conselheiros são eleitos na votação. Para assumir o diretoria, a chapa precisa eleger maioria mais um.

A eleição é separada por chapa e por conselheiros. Como não houve unanimidade na votação, entre conselheiros e chapas, uma nova eleição da chapa deve acontecer em até 90 dias.

Neste caso, Thiago terá que agregar algum dos conselheiros que já compõem o plenário, ou seja, que já estão com mandato em curso, para sua chapa.

Caso as denúncias sejam acatadas pelo CFF, poderá haver novamente eleição também para conselheiros.

O atual presidente do CRF, Ronaldo, disse à reportagem que também achou “estranho” a divergência de votos que resultou em derrota para a chapa 1 e a vitória dele como conselheiro.

“Se a denúncia for realmente feita, vamos esperar a decisão do CFF. Também achei estranho o número de votos, mas soube que muita gente no interior teve problema na hora de votar na chapa 1”, alegou Ronaldo.

Segundo o CRF, tanto o sistema que realizou o processo, como a empresa que fará a auditoria, foram contratados por processo licitatório pelo CFF. O problema com o candidato Massato, foi informado ao CFF, junto com a ata do processo eleitoral.

Nos siga no Google Notícias