A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

13/03/2014 10:40

Em comemoração ao Dia do Rim, mutirão oferece exames na Praça Ary Coelho

Aliny Mary Dias e Graziela Rezende
Exames podem ser feitos por quem passar na Praça Ary Coelho (Foto: Marcos Ermínio)Exames podem ser feitos por quem passar na Praça Ary Coelho (Foto: Marcos Ermínio)

Nesta quinta-feira (13), é comemorado em todo o mundo o Dia do Rim. Em Campo Grande, na Praça Ary Coelho, mais de 600 pessoas devem passar por exames e orientações sobre a saúde.

Realizado desde as 8 horas de hoje, o evento reúne várias empresas e é coordenado pela Abrec (Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul). Todos que passarem pela praça fazem um cadastro, passam por exame de pressão e depois orientações. Os pacientes ainda recebem kits com frutas.

A hipertensão, segundo a médica nefrologista e presidente da Abrec, Maria Aparecida Arroyo, é uma das principais doenças que contribuem para complicações renais. “Campo Grande é a Capital dos gordinhos, e a obesidade piora o quadro do hipertenso e afeta os rins. A hipertensão é metabólica, gera complicações nas artérias e isso vai para o coração e para o pulmão”, explica a médica.

Conforme a médica, as doenças renais são consideradas a nova epidemia do século 21. Em todo o país, 100 mil pacientes passam por hemodiálise e todos os dias 20 novos pacientes entram nessa estatística.

Diagnósticos recentes da doença podem dar até quatro vezes mais tempo de vida para pacientes com complicações renais.

Sobre o evento de hoje, participam o laboratório Multilab, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Uniderp-Anhanguera, Escola Padrão, Escola Paulo Freire e o Mercado do Produtor. No ano passado, 500 pessoas passaram pela Praça Ary Coelho.

A expectativa é que 600 pessoas compareçam no Centro (Foto: Marcos Ermínio)A expectativa é que 600 pessoas compareçam no Centro (Foto: Marcos Ermínio)
Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions