ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Em comemoração ao Dia do Rim, mutirão oferece exames na Praça Ary Coelho

Aliny Mary Dias e Graziela Rezende | 13/03/2014 10:40
Exames podem ser feitos por quem passar na Praça Ary Coelho (Foto: Marcos Ermínio)
Exames podem ser feitos por quem passar na Praça Ary Coelho (Foto: Marcos Ermínio)

Nesta quinta-feira (13), é comemorado em todo o mundo o Dia do Rim. Em Campo Grande, na Praça Ary Coelho, mais de 600 pessoas devem passar por exames e orientações sobre a saúde.

Realizado desde as 8 horas de hoje, o evento reúne várias empresas e é coordenado pela Abrec (Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul). Todos que passarem pela praça fazem um cadastro, passam por exame de pressão e depois orientações. Os pacientes ainda recebem kits com frutas.

A hipertensão, segundo a médica nefrologista e presidente da Abrec, Maria Aparecida Arroyo, é uma das principais doenças que contribuem para complicações renais. “Campo Grande é a Capital dos gordinhos, e a obesidade piora o quadro do hipertenso e afeta os rins. A hipertensão é metabólica, gera complicações nas artérias e isso vai para o coração e para o pulmão”, explica a médica.

Conforme a médica, as doenças renais são consideradas a nova epidemia do século 21. Em todo o país, 100 mil pacientes passam por hemodiálise e todos os dias 20 novos pacientes entram nessa estatística.

Diagnósticos recentes da doença podem dar até quatro vezes mais tempo de vida para pacientes com complicações renais.

Sobre o evento de hoje, participam o laboratório Multilab, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Uniderp-Anhanguera, Escola Padrão, Escola Paulo Freire e o Mercado do Produtor. No ano passado, 500 pessoas passaram pela Praça Ary Coelho.

A expectativa é que 600 pessoas compareçam no Centro (Foto: Marcos Ermínio)
A expectativa é que 600 pessoas compareçam no Centro (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias