ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Laboratório em UPA acelera diagnóstico e garante custeio do Ministério

Flávio Paes | 02/10/2015 20:57
Laboratório da UPA Coronel Antonino funciona em caráter experimental (Foto:Arquivo)
Laboratório da UPA Coronel Antonino funciona em caráter experimental (Foto:Arquivo)

Começou a funcionar em caráter experimental o laboratório de análises clínicas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino, que ao passar a contar com essa estrutura será habilitada para receber um recurso mensal de R$ 500 mil do Ministério da Saúde destinado ao custeio da unidade, atualmente bancada apenas com recursos da Prefeitura. Cada uma das três UPAS tem um custo médio de R$ 3 milhões por mês. A meta é também instalar laboratórios nas outras duas unidades, sendo que a próxima será a do Universitário.

Além de garantir uma contrapartida financeira do Ministério da Saúde para a manutenção destas Unidades de Pronto Atendimento, a instalação de laboratórios próprios, segundo a diretora do LABCEN (Laboratório Central), Beatriz Santini, vai garantir um menor tempo-resposta para apresentação do resultado dos exames e em conseqüência o médico terá condições de ter o diagnóstico (especialmente mais graves) em menor tempo, acelerando o atendimento.

“No caso, por exemplo, de um paciente com infarto do miocárdio, o médico em 1h30 terá o resultado do exame de enzima cardíaca”, exemplifica Beatriz,  o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte para o doente. Hoje, com a concentração dos exames no Laboratório Central, este resultado demora pelo menos duas horas.

O laboratório da UPA Coronel Antonino terá condições de fazer exames de troponina, gasometria, hemograma, urina e provas bioquímicas. Todos os equipamentos estão interfaceados, ou seja, os resultados podem ser consultados instantaneamente pelos computadores. Exames como gasometria e troponia estarão prontos em 20 minutos, enquanto os de hemograma e urina, vão demorar uma hora e meia, uma antecipação de 30 minutos.

Nos siga no Google Notícias