ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

“Problema não compromete estrutura”, garante prefeito sobre viaduto da Ceará

Prefeito Marquinhos Trad (PSD) e equipe da Sisep vistoriaram o viaduto que encobre o cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Ceará. Falhas e desgastes nas estruturas de viadutos foram noticiados pelo Campo Grande News

Izabela Sanchez e Kerolyn Araújo | 12/02/2019 09:41
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante vistoria no Viaduto da Ceará na manhã desta terça-feira (12) (Foto: Marina Pacheco)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante vistoria no Viaduto da Ceará na manhã desta terça-feira (12) (Foto: Marina Pacheco)

“Nenhum problema compromete a estrutura”, é o que afirmaram, na manhã desta terça-feira (12), o prefeito Marquinhos Trad (PSD), o secretário da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) Rudi Fiorese e o secretário-adjunto Ariel Serra, sobre o viaduto que encobre o cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Ceará. A equipe vistoriou a estrutura após reportagens do Campo Grande News que mostraram falhas e desgastes em viadutos da Capital.

No local, prefeito e secretários caminharam sobre o viaduto e comentaram sobre os pontos destacados pelo arquiteto e urbanista Elvio Garabini em visita ao local. O arquiteto citou um buraco com cerca de quase 1 metro de diâmetro embaixo da estrutura. Além disso, a terra que deveria cobrir o espaço é levada a cada chuva e se esparrama pela calçada, prejudicando até mesmo quem passa a pé pelo local. De perto, é possível ver a terra da espessura fofa.

Ariel Serra comentou que o buraco não compromete a estrutura, mas que a Secretaria vai realizar intervenções nesse ponto. Sobre a terra, ele também afirma não ser prejudicial, mas será trocada por terra nova.

Outro problema identificado pelo especialista foram rachaduras dos pilares de sustentação. Para o prefeito, as falhas são “fissuras”. “Existe uma diferença entre rachadura e fissura e ali só tem fissura e não compromete a estrutura”, disse.

Secretário da Sisep Rudi Fiorese e prefeito Marquinhos Trad (PSD) no viaduto da Ceará nesta terça (Foto: Marina Pacheco)
Secretário da Sisep Rudi Fiorese e prefeito Marquinhos Trad (PSD) no viaduto da Ceará nesta terça (Foto: Marina Pacheco)

Fiscalizações - Rudi declarou que as fiscalizações nessas estruturas são “rotineiras”. Ele afirma que nunca houve uma força-tarefa para vistorias, porque ocorrem sempre. O secretário diz que “nenhum viaduto” apresenta riscos à população. Ainda assim, equipes de obras farão selagens nas fissuras.

No viaduto que passa sobre a Rua Ricardo Brandão, o urbanista alertou para a rachadura nas pedras que formam o gabião, estrutura armada com malha de fios de aço. Segundo Elvio, há falta de grama em um dos lados, o que parece simples, mas é fundamental para manter a estrututa em pé.

O secretário-adjuntou negou a necessidade da grama e declarou que o viaduto não apresenta problemas de estrutura. Ariel afirma que o material utilizado na construção foi de má qualidade e promete que as pedras serão trocadas ao fim da estação de chuvas.

Para o adjunto, Campo Grande tem aspectos estruturais e ambientais que contribuem para a preservação das obras. Ele cita, por exemplo, o solo, onde a maioria das fundações são construídas em cima de rochas, além de não ser composto por gases que agridem a estrutura. O solo, afirma, não é muito úmido, o que auxilia a manutenção das fundações.

“As estruturas precisam de pequenos reparos, mas por questões estéticas. Eu sou advogado, mas se os engenheiros destacam que não atrapalham, não atrapalha”, declarou o prefeito.

O Campo Grande News também publicou reportagem sobre outros viadutos da Capital, acompanhado do engenheiro e projetista de pontes José Francisco de Lima. “A estrutura está arrebentando e precisa recuperá-la o mais rápido possível. Aqui nós conseguimos ver que os pilares estão se rompendo e isso é muito grave”, declarou o engenheiro. De 0 a 10, o especialista “deu nota 4” para a estrutura.

A equipe da Prefeitura ainda não visitou o local e os secretários afirmaram que pretender vistoriar o viaduto durante a tarde.

Nos siga no Google Notícias