ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 32º

Capital

A partir de hoje, comércio funciona em horário reduzido e com 30% da capacidade

Os horários estabelecidos a partir de hoje são diferentes para os setores de alimentação, lojas de rua, shoppings e serviços

Ângela Kempfer | 20/07/2020 06:15
Comércio de rua só poderá funcionar de 9h às 17h. (Foto: Kisie Ainoã)
Comércio de rua só poderá funcionar de 9h às 17h. (Foto: Kisie Ainoã)

Depois de medidas mais duras contra aglomerações no fim de semana, a partir desta segunda-feira (20) Campo Grande entra em mais uma fase de combate ao coronavírus. De hoje, até o dia 31 de julho, o comércio de rua só pode funcionar de 9h às 17h em dias úteis.

Shoppings podem abrir as portas em horário diferenciado, de 11h às 19h, mas como o restante do comércio, fecharam no último fim de semana, assim como é estabelecido para o próximo, dias 25 e 26 de julho.

Como atividades essenciais, no caso de supermercados o funcionamento vai até 20h. Já as farmácias estão livres do toque de recolher.

Lojas de material de construção também estão autorizadas a funcionar durante toda a semana, de 7h às 20h.

Também aumenta a restrição sobre quantidade de pessoas permitidas dentro dos estabelecimentos A lotação deve ser de, no máximo, 30% da capacidade. No caso de restaurantes, lanchonetes e padarias, além de diminuir o fluxo de clientes, cada mesa pode ter até 6 pessoas.

Salões de beleza devem continuar com medidas de biossegurança, mas tem horário liberado até 20h. (Foto: Kisie Ainoã)
Salões de beleza devem continuar com medidas de biossegurança, mas tem horário liberado até 20h. (Foto: Kisie Ainoã)


Serviços - Para prestadores de serviços, como salões de beleza, clínicas de estética, lava-jatos, oficinas ou escritórios de advocacia, o horário de atendimento liberado é bem maior que o do comércio em geral. O setor pode funcionar de 5h às 20h, mas também só de segunda a sexta-feira.

Também estão liberadas durante a semana aulas presenciais de cursos técnicos ou preparatórios, como os de turmas de redação para cursinhos, ou de inglês.

Em todos os casos, vale a lotação máxima de 30% e penalidades se as empresas desrespeitarem o toque de recolher, que segue de 20h às 5h na Capital.

Quem não cumprir as novas regras, primeiro será interditado por 3 dias, mas o prazo sobe para 7 dias em caso de reincidência, com cassação de lavará a partir da terceira infração.

A prefeitura também garantiu que vai fiscalizar com rigo as medidas sanitárias estabelecidas anteriormente em decretos, como distanciamento de 1,5 metro em filas, uso de álcool em gel e máscara.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Campo Grande ganhou na sexta-feira passada (16) a "bandeira preta" de classificação pelo avanço da covid-19 na cidade. A bandeira sinaliza o mais grave nível do programa de monitoramento. A Capital já é apontada como novo epicentro da doença em Mato Grosso do Sul, com 62 mortes, 6.054 infectados e 84% de UTIs lotadas, segundo boletim epidemiológico divulgado ontem (19).

No fim de semana entrou em vigor a primeira medida mais severa na tentativa de reverter a situação. Uma versão bem leve de lockdown fechou comércio de rua, shopping e limitou serviços ao essencial.

Apenas setor de alimentação, clinicas veterinárias, farmácias e lojas de material de construção puderam funcionar de portas abertas. Aos demais, só foram permitidos trabalhar em sistemas delivery e de drive thru, retirada para comer em casa.

Nos siga no Google Notícias