ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

AACC descumpre normas contábeis e MPE recomenda correção

Lidiane Kober | 30/09/2014 17:28

Com base em auditoria dos exercícios financeiros de 2010 a 2013, o MPE (Ministério Público Estadual) detectou o descumprimento de regras contáveis na AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) e recomendou a correção do procedimento. A entidade admitiu a falha e promete contratar empresa especializada para sanar a deficiência.

De acordo com a auditoria, a AACC “não possui controles internos efetivos que permitem a correta identificação e valorização dos seus bens do ativo imobilizado, fato este que descumpre as normas do Conselho Federal de Contabilidade”.

O ativo imobilizado seria uma conta patrimonial responsável pelo registro dos bens destinados à manutenção das atividades econômicas da entidade. Fazem parte da lista máquinas, equipamentos, terrenos, prédios, edificações e veículos.

De olho em corrigir o erro, a promotora de Justiça, Paula Volpe, sugeriu a adoção de alguns procedimentos, conforme a Recomendação nº 012/2014, publicada, nesta terça-feira (30), no Diário de Justiça do MPE.

“Recomenda-se à presidente da AACC que regularize as questões contábeis que foram ressalvadas na auditoria externa dos exercícios financeiros de 2010 a 2013; promova medidas no sentido de viabilizar controles internos efetivos que permitam a correta identificação e valorização dos bens do ativo imobilizado”.

A promotora deu ainda 10 dias úteis para a entidade informar sobre a intenção de acatar ou não a recomendação. Ao Campo Grande News, a AACC, via assessoria de imprensa, disse que “está em fase de contratação de empresa especializada, prestadora de serviços que atenda essa necessidade”.

Nos siga no Google Notícias