ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Ação contra Aedes Aegypti encontra 2 mil possíveis criadouros do mosquito

Ação de combate ao mosquito foi realizada durante este fim de semana pela Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado

Aletheya Alves | 23/11/2020 16:25
Agentes de saúde durante o "Dia D" no sábado (21). (Foto: Marcos Maluf)
Agentes de saúde durante o "Dia D" no sábado (21). (Foto: Marcos Maluf)

Em ação contra o Aedes aegypti no bairro Estrela do Sul durante este sábado e domingo foram encontrados cerca de 2,1 mil objetos que serviriam como criadouros do mosquito. A primeira etapa, considerada o “Dia D”, contou com força-tarefa de equipes do Município e do Estado.

Conforme balanço divulgado pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais, os agentes visitaram 1.389 imóveis e eliminaram 81 focos do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, levantamentos mostram que 80% dos focos estão dentro das casas e não em terrenos baldios.

Garrafas, vasilhas, pneus, televisões e eletrodomésticos estragados estão entre os objetos encontrados durante a fiscalização em terrenos e imóveis.

Televisões estragadas foram recolhidos pelos agentes. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)
Televisões estragadas foram recolhidos pelos agentes. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

Durante o sábado, a ação foi composta por 100 servidores do município, 20 militares do Corpo de Bombeiros Militar, dez viaturas e drones. Já nos próximos dias o bairro Iracy Coelho irá receber mutirão, enquanto na semana que vem será a vez do bairro Tiradentes.

Entre janeiro e o dia 18 de novembro, Campo Grande registrou 12.450 casos confirmados de dengue. Para auxiliar no controle de infestação mosquitos do Método Wolbachia serão soltos durante dezembro nos bairros Guanandi, Tijuca, Lageado, Centenário, Coophavilla 2, Aero Rancho e Jardim Batistão.

A Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. Quando presente nestes mosquitos, ela impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro do mosquito.

Nos siga no Google Notícias