ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Ação do “novo cangaço” teve prego perto de delegacia e tiros para o alto

Roubo a banco foi ação de "cangaceiros modernos", diz polícia

Luana Rodrigues | 10/11/2016 16:18
Agência bancária ficou completamente destruída. (Foto:  Direto das Ruas)
Agência bancária ficou completamente destruída. (Foto: Direto das Ruas)

Explosões cinematográficas, tiros para o alto e pregos espalhados próximo a postos policiais para impedir qualquer reação. Ações como esta são características do chamado “novo cangaço” - grupo criminoso que aterroriza e comete crimes de maneira violenta e planejada em pequenas cidades do interior do Brasil. Foi assim na explosão da agência bancária de Pedro Gomes - município distante 309 quilômetros ao norte de Campo Grande.

Era por volta das 3h50 desta quinta-feira (10), quando os moradores escutaram as primeiras explosões. Na sequência do barulho, semelhante a uma “chuva de bombas”, vieram os tiros para o alto, que ninguém soube precisar de que armas eram. Além disso, em ruas próximas às unidades da polícia, foram encontrados pregos.

“Ainda não temos detalhes sobre o grupo, suspeitamos que eram pelo menos oito homens. Mas não temos dúvidas que usam a mesma modalidade do 'Novo Cangaço', tocar o terror”, disse o delegado Fabio Peró, do Garras ( (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assalto e Sequestro).

Segundo as investigações, a ação em Pedro Gomes foi executada por homens armados que usaram dois veículos para efetuar o roubo, um GM Cruze de cor escura e uma Toyota Hilux de cor clara.

E é desta forma que "trabalham" os "cangaceiros" modernos. Motorizados, armados de fuzis e pistolas, eles são organizados.

A ação a ser praticada geralmente é planejada com semanas de antecedência. Caminhos de fuga, horários da polícia e da movimentação do dinheiro nos bancos também são estudados.

São necessários menos de 30 minutos, apenas o tempo suficiente para estourar os caixas eletrônicos e cofres do banco (geralmente com dinamite) e seguir em frente. Na fuga, interditam as vias de acesso ao município, seja com veículos de grande porte ou com carros incendiados.

Conforme o delegado, a prática é recorrente no interior de estados como Goiás, Tocantis e no Nordeste. “Normalmente são quadrilhas interestaduais que agem para conseguir dinheiro e financiar o crime”, explica.

Novos cangaceiros - Essa nova categoria de assaltos a bancos vem causando terror nas cidades interioranas brasileiras. O modus operandi dos “novos cangaceiros” tem semelhança com o velho cangaço. Este, não raro, fazia uso de reféns; o bando também era grande, de 10 a 15 membros; e preferia atacar pequenas cidades.

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, foi um cangaceiro brasileiro, que atuou em quase todo o Nordeste. Ele e seu bando conseguiram dominar o sertão durante anos. Os cangaceiros tinham modo destemido de atuação.

Era um grupo organizado que não se estabilizava em uma cidade. Atuava fortemente armado, sitiava o local e fazia a polícia refém das suas ações. Os cangaceiros de Lampião gostavam de desafiar os policiais. O mesmo acontece atualmente nos ataques às agências bancárias no interior do Nordeste.

Nos siga no Google Notícias