ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Agepen abre investigação para apurar festa em presídio regada a droga

Elverson Cardozo | 22/06/2012 15:44

A Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da sua Comissão Disciplinar, abriu procedimento administrativo para apurar uma festa, regada a drogas e bebidas, dentro de um das celas do Presídio de Trânsito de Campo Grande. Dessa investigação, pode derivar uma outra, para apurar se funcionários facilitaram a entrada da droga.

A principal suspeita é que o entorpecente tenha entrado no presídio por meio das visitas, que chegam a camuflar no corpo as drogas.

A assessoria de imprensa da Agepen informou que o procedimento tem o objetivo de apurar a real participação e a responsabilidade de cada interno, que devem ficar isolados, durante 10 dias, em celas disciplinares.

Só a partir daí existe a possibilidade de abertura de uma sindicância para apurar a participação de servidores - se nos depoimentos houver algum indício disso - e esclarecer, por exemplo, como a droga entrou nas dependências do presídio.

A participação de possíveis servidores, segundo o órgão, pode vir à tona durante o procedimento administrativo.

As imagens, gravadas com um aparelho celular, foram exibidas com exclusividade pelo programa O Povo na TV, do SBT MS, na edição desta quinta (21) e sexta-feira (22).

O vídeo, feito por um detento – já identificado -, mostra vários presos dançando, ao som de funk, dentro da cela. O cinegrafista amador narra a festa e mostra um dos presos preparando um cigarro de maconha.

“Esse aí tá dichavando um brown. Que nóis vai tá fumando daqui a pouquinho”, diz.

Em seguida, um dos internos reclama que está desanimado porque acabou o “goró”. Ainda nas imagens, os detentos aparecem fazendo uma “carreirinha” de cocaína em um prato.

Segundo a Agepen, a filmagem ocorreu na cela 4 do presídio – unidade destinada, principalmente, a presos que ainda não receberam condenação.

Nos siga no Google Notícias