ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Agesul assume reparo emergencial em obra do PAC feita pela Proteco

Flávia Lima | 02/12/2015 16:14
Agesul assume reparo emergencial em obra do PAC feita pela Proteco

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) deu início às obras para fechar o buraco que começou a abrir há pelo menos dois meses no cruzamento da Rua das Árvores com a Avenida Lúdio Coelho, no trecho em frente ao conjunto habitacional Bonança.

A obra de asfalto do PAC Lagoa, que havia sido feita pela Proteco, empresa investigada na Operação Lama Asfáltica, foi concluída há cinco anos e há pelo menos dois, começou a apresentar problemas, tanto que um veículo chegou a cair na vala aberta.

Após vistoria de técnicos da prefeitura, foi constatado que o trecho não faz parte das obras da primeira etapa, sob responsabilidade da prefeitura levando o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Amilton de Oliveira, a enviar solicitação ao diretor-presidente da Agesul, Marcelo Miglioli, para que o órgão realizasse o reparo, cujo valor não foi informado pela assessoria da Agesul. Também não foi revelado o nome da empresa responsável pela recuperação do asfalto.

Segundo a assessoria, a Proteco foi notificada sobre a necessidade de realizar o reparo no dia 17 de novembro e tinha um prazo de cinco dias para se manifestar. Como resposta, a empresa alegou que precisaria de mais 15 dias para analisar a questão.

Frente a urgência do problema, a Agesul iniciou a obra através de uma empresa terceirizada. Ainda de acordo com aassessoria do órgão, o afundamento do asfalto ocorreu devido a uma tubulação rachada.

Antes do início das obras, os moradores da região chegaram a interditar o local utilizando uma sinalização improvisada, o que acarretava na lentidão do trânsito. O local onde se formou o buraco fica sobre um nascente que deságua no Lagoa.

Corrupção - A obra é investigada na Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal, em que aponta desvio de recursos públicos. Segundo a PF, a Proteco recorreu a meios suspeitos para afastar a vencedora da licitação, a Moviterra, e assumir o contrato da obra, de R$ 11,7 milhões, em 2009.

Para a CGU (Controladoria Geral da União), houve um prejuízo de R$ 4,8 milhões na execução da avenida pelo Estado.

Nos siga no Google Notícias