ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Alerta epidemiológico prepara Saúde para possível registro da Ômicron na Capital

Orientação é monitorar viajantes com sinais e sintomas suspeito de covid-19 por pelo menos 14 dias

Lucia Morel | 27/11/2021 16:22
Vacina sendo aplicada em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Vacina sendo aplicada em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O Cievs-CG (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande) emitiu alerta às autoridades de saúde e sanitárias sobre a nova variante descoberta na África do Sul este mês, a Ômicron.

O alerta de risco epidemiológico orienta profissionais de saúde da rede pública e privada devem realizar monitoramento de viajantes com sinais e sintomas suspeito de covid-19 por pelo menos 14 dias, desde que provenientes do país africano ou de com circulação da mesma variante.

No caso de viajantes assintomáticos, o monitoramento deve ser feito por pelo menos por sete dias, ou até que haja novo resultado de antígeno ou RT-PCR negativo/não detectável por 10 dias.

Reforçar a importância da vacinação e de completar o esquema vacinal também está entre as ações a serem adotadas para combater a proliferação da variante de preocupação, denominada B.1.1.529 ou Ômicron.

Vale ressaltar que o alerta de risco epidemiológico emitido consiste na divulgação de informações sobre a ocorrência de eventos com potencial de risco à saúde com o objetivo de comunicar as áreas responsáveis e embasar mudanças de comportamentos ou a implementação de medidas.

Nos siga no Google Notícias