ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Alvo da Lama Asfáltica, Puccinelli Júnior não responde a processo na UFMS

Filho do ex-governador André Puccinelli, o advogado foi preso duas vezes na operação da Polícia Federal

Aline dos Santos | 19/02/2019 11:13
Instituto Ícone, que encerrou atividades após operação, foi apontado como poupança de propina. (Foto: Bruna Kaspary/Arquivo)
Instituto Ícone, que encerrou atividades após operação, foi apontado como poupança de propina. (Foto: Bruna Kaspary/Arquivo)

O advogado André Puccinelli Júnior, que retomou as aulas de Direito na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) após ficar preso por cinco meses na operação Lama Asfáltica, não é alvo de processo administrativo disciplinar na instituição.

De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, “no âmbito da UFMS não há registro de Processo Administrativo Disciplinar relacionado ao docente André Puccinelli Junior”. Ele recebeu salário durante o período em que esteve preso.

Filho do ex-governador André Puccinelli (MDB), o advogado foi preso duas vezes na operação da PF (Polícia Federal). No relatório da força-tarefa, o Instituto Ícone, cujo verdadeiro dono é apontado como Puccinelli Júnior, figura como uma “poupança de propinas”.

A denúncia é de que o dinheiro destinado ao ex-governador era repassado ao instituto, que apesar de superavitário, não remunerava com mesmo vigor financeiro João Paulo Calves, seu único dono e apontado como testa de ferro de André Puccinelli Júnior. O Ícone teve as atividades encerradas depois das prisões do ex-governador, o filho e Calves. 

Primeiro, os três foram presos em novembro de 2017. A prisão foi relâmpago, mas acabaram sendo alvos da operação em julho do ano passado. Puccinelli e o filho só conseguiram a liberdade em dezembro, por meio de liminar no STJ (Superior Tribunal de Justiça). 

Calves é professor substituto no curso de Direito da UFMS. Ambos os advogados respondem a processos éticos na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), que tramitam em sigilo.

Nos siga no Google Notícias