ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Alvo de ação do Gaeco, policial da Deops foi preso por posse irregular de arma

Aline dos Santos | 11/05/2012 12:20

Na casa do policial, foram encontrados um revólver calibre 38 e munições

Carcaças de jukebox foram apreendidas em operação. (Foto: Elverson Cardozo)
Carcaças de jukebox foram apreendidas em operação. (Foto: Elverson Cardozo)

Preso na operação Orfeu, realizada nesta semana em Campo Grande, um policial lotado na Deops (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social) foi parar atrás das grades por flagrante de posse irregular de arma de fogo.

A casa do policial, que não teve o nome divulgado e está desde 1988 na Polícia Civil, era uma dos alvos dos 32 mandados de busca e apreensão da ação que investiga uma organização criminosa dedicada à exploração ilegal de jogos de azar e de máquinas de música não licenciadas.

Não foi divulgado qual a relação dele com o esquema. A Deops é responsável pela concessão de alvarás a estabelecimento relacionados à diversão.

Na casa do policial, foram encontrados um revólver calibre 38 com documentação vencida e munições ponto 40 e 38 sem documentação, provavelmente compradas no Paraguai.

O caso foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Civil. O preso, de 40 anos, foi levado para a 3ª delegacia de Campo Grande. Até então, ele aparecia nos registros policiais apenas como comunicante de crimes.

Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Civil, nestes casos, é aberta uma sindicância para avaliar a conduta do policial. O processo administrativo pode resultar em advertência, suspensão não remunerada e demissão.

Música e jogos de azar - De acordo com o MPE (Ministério Público Estadual) a operação Orfeu é resultado de três meses de investigação e resultou em 30 pessoas levadas para o Gaeco (Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Destas 30, 18 foram autuadas em flagrante e liberadas após pagamento de fiança.

Foram fechados diversos cassinos clandestinos que funcionavam em residências, resultando na apreensão de 37 máquinas caça-níquel, mobiliários, documentos com a contabilidade da atividade e anotações com referência a endereços de pontos de jogos, frequentadores e responsáveis pela contravenção.

Houve fechamento ainda de fábricas clandestinas, apreensão de 31 máquinas de música (“jukebox”) não licenciadas, 32 carcaças e diversos componentes utilizados para a montagem dos equipamentos, bem como para a montagem de máquinas caça-níquel.

Também foram recolhidos, para análise e investigação, quatro CPU´s, cinco HD externos e três notebooks, que passarão por perícia.

Conforme o Gaeco, foi verificado que a quadrilha responsável pelas máquinas - de junkebox e de caça-níquel - seria composta também por agentes policiais da ativa e aposentados.

A apuração também apontou o envolvimento de pessoas que já foram alvo de investigação nas operações Xeque-Mate, realizada pela Polícia Federal em 2007, e Las Vegas, deflagrada pelo Gaeco em 2009, ambas de combate à jogatina.

Nos siga no Google Notícias