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Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

19/02/2015 17:50

Alvo de crítica, Caixa garante que 90% dos atendimentos são feitos no tempo

Ricardo Campos Jr.
Agência da Caixa no Centro de Campo Grande (Foto: Marcelo Calazans)Agência da Caixa no Centro de Campo Grande (Foto: Marcelo Calazans)

A superintendência da Caixa Econômica Federal de Mato Grosso do Sul garante que 90% dos atendimentos a clientes são feitos dentro do tempo de espera fixado por lei, segundo informação passada ao Campo Grande News nesta quinta-feira (19). No caso dos 10% restantes, a orientação é que essas pessoas procurem o banco para reclamar da situação.

Existem dois canais para que esse contato possa ser feito. Um deles é pela ouvidoria, pelo 0800-7257474. Outro caminho é entrar em contato diretamente com a superintendência pelo 4009-9500. Os dois números estão disponíveis no site da instituição.

Demora na fila fez com que o Banco do Brasil entrasse na mira do MPE (Ministério Público Estadual), tornando-se objeto de investigação em inquérito civil público. O Campo Grande News foi ouvir clientes a respeito do problema e a Caixa foi citada por um deles, principalmente com relação às agências da Bandeirantes e da 13 de Maio.

A superintendência não informou se existe algum trabalho específico ou orientação para as gerências desses locais no intuito de evitar demora.

Crítica generalizada – Os bancos particulares não escapam de situações envolvendo longas horas de espera por atendimento. O caso do funcionário público Diego Antunes Espíndola, 27 anos, foi parar na delegacia. Ele registrou um boletim de ocorrência alegando ter sido agredido por um dos seguranças da agência do Bradesco localizada na rua Barão do Rio Branco.

O motivo da confusão foi demora no atendimento. A vítima, que desejava fazer um saque, disse que, orientada pelo Procon, fotografou o horário de chegada impresso na senha e, ao tentar fazer o mesmo com o painel que registra a ordem de chamada, foi repreendido pelo vigia.

Diego então começou a discutir com o segurança, pediu o nome dele e tentou fotografá-lo. O funcionário público alega que o vigia o empurrou e jogou o celular no chão. O gerente do local apareceu para amenizar a situação e o levou até a ouvidoria do local. O próprio funcionário cuidou da transação que o cliente queria fazer sem precisar esperar a vez na fila. Mesmo com a ajuda, segundo ele, foram quase duas horas de espera, uma vez que chegou às 14h20 e teve o serviço concluído às 16h10.

Lei - Pelas normas, em dias normais, as pessoas podem aguardar até 15 minutos para serem chamadas. Datas de vencimento das contas de água, luz, telefone, impostos ou pagamento do salário de servidores públicos municipais, estaduais e federais, o prazo se estende para 20 minutos. Já em vésperas ou após feriados prolongados, a espera pode chegar a 25 minutos.

O não cumprimento, conforme a lei, implica em multa de R$ 250 a R$ 450, suspensão do alvará de funcionamento se reincidente pela 11ª vez e cassação da licença caso não haja readequação dos serviços decorridos seis meses da medida anterior.

Clientes podem denunciar a demora ao Procon pelo número 151. O horário de chegada geralmente é impresso na senha e serve como prova do descumprimento da legislação. Outra opção é reunir três testemunhas que atestem o descaso aos clientes.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil que prometeu contatar algum dirigente para falar a respeito da situação, mas até a publicação desta reportagem, não houve retorno. Com relação à Caixa Econômica Federal, o assessor de imprensa não está na superintendência nesta quarta e tampouco atendeu às ligações.



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