ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Antigo Itaú da Barão será transformado em complexo comercial com 9 andares

Obras foram anunciadas pelo Município, que busca por incorporadoras para revitalizar o Centro

Por Gustavo Bonotto e Ketlen Gomes | 30/09/2025 21:27
Antigo Itaú da Barão será transformado em complexo comercial com 9 andares
Fachada do antigo banco Itaú, situado na Rua Barão do Rio Branco, Centro. (Foto: Arquivo/Raíssa Rojas)

Prefeitura de Campo Grande anunciou a revitalização do antigo prédio do Itaú, localizado na Rua Barão do Rio Branco, seguindo a reativação do Hotel Campo Grande. A ação integra o programa “Centro em Ação”, cujas iniciativas foram apresentadas pelo Executivo na noite desta segunda-feira (30).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O antigo prédio do Itaú, localizado na Rua Barão do Rio Branco em Campo Grande, será transformado em um complexo comercial de nove andares. O projeto, parte do programa "Centro em Ação" da prefeitura, abrigará a Fecomércio, Sesc, Senac e IPF, com previsão de conclusão para fevereiro de 2027. A nova estrutura, com área total de 11.584,56 m², contará com auditório, salas de reunião, coworking, restaurante e praça elevada. O projeto será inspirado nos biomas de Mato Grosso do Sul, incorporando elementos naturais em cada andar através do design biofílico.

Conforme apurado pela reportagem, o prédio será ocupado pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e pelo IPF (Instituto de Pesquisa e Formação) e terá nove andares com auditório, salas de reunião, coworking, restaurante e praça elevada.

Adriane Lopes (PP) citou como exemplos de investimentos já feitos na área central o Teatro do Paço, a Maria Fumaça, que está sendo revitalizada, a Morada dos Baís, a Casa da Cultura, a Vila dos Idosos e a Escola de Governo, que, segundo ela, estava parada há mais de 15 anos. A atual gestão retomou as obras para a entrega.

"A obra foi embargada e paralisada há 15 anos, e o prédio, com 89% da obra concluída, estava prestes a desmoronar sobre a cabeça da população. A Escola de Governo, em que foram gastos recursos dos campo-grandenses, estava inviabilizada. Retomamos as obras e vamos entregar", disse.

Antigo Itaú da Barão será transformado em complexo comercial com 9 andares
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), ao lado do secretariado e parceiros. (Foto: Ketlen Gomes)

O secretário Ademar Silva Júnior, da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), disse que a questão dos prédios utilizados na área central não tem uma resposta fácil, mas é um dos principais eixos do programa da prefeitura para revitalizar o local.

Ademar destacou que a reativação de prédios históricos é um dos principais eixos do programa. “Precisamos abrir uma discussão ampla, falar com todo mundo para tentar achar soluções”, disse. Ele reforçou que novas incorporadoras serão procuradas para trazer habitações e comércio ao centro, fortalecendo a revitalização urbana.

As obras começam ainda neste ano e devem ser concluídas em fevereiro de 2027. Serão nove andares e o térreo, que contará com um mezanino, em uma área total de 11.584,56 m². O espaço contará com auditório, salas de reunião, áreas administrativas, coworking, espaços para eventos, recepção e restaurante. Ainda no primeiro pavimento, a nova instalação do Sistema Comércio terá uma praça elevada como espaço de integração.

O Executivo municipal tem tentado destravar algumas questões, como a legislação que não permite alterar significativamente os prédios históricos, e reativar alguns locais que estavam fechados, como o Hotel Campo Grande e o antigo prédio do Banco Itaú.

Ademar também citou que vai procurar incorporadoras para trazer negócios para a área central. “Como é que a gente pode agora, dentro da legislação, fazer com que também se construam habitações sociais no centro, mesmo que sejam prédios menores, mesmo que sejam mais simples? Ou seja, o que a gente quis hoje foi abrir uma discussão ampla, falar com todo mundo para tentar achar soluções”, disse o secretário.

Antigo Itaú da Barão será transformado em complexo comercial com 9 andares
Reunião sobre o Centro lotou o Teatro do Paço Municipal. (Foto: Ketlen Gomes)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.