ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Aos 107 anos, morre uma das primeiras imigrantes a chegar ao Estado

Amanda Bogo | 10/04/2016 13:35
Silvio Mori lamentou a morte da idosa em uma rede social "Jamais será esquecida" (Foto: Reprodução/Facebook)
Silvio Mori lamentou a morte da idosa em uma rede social "Jamais será esquecida" (Foto: Reprodução/Facebook)

Faleceu na noite de sexta-feira (8) aos 107 anos, dona Uto Sotoma, a japonesa mais idosa de Campo Grande. Em 2014 ela recebeu uma homenagem em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa em Campo Grande. Segundo a família, a causa da morte foi um infarto.

Dona Uto veio para o Brasil com a família em 1930, atrás da promessa de uma vida melhor. “A situação no Japão naquela época estava bem difícil, e a família veio atrás da promessa do governo brasileiro de doar terras para os japoneses que viessem para o país”, contou Priscilla Reiko Okamana, neta de Dona Uto.

Priscilla falou que após a chegada ao Brasil, a avó veio para Campo Grande atrás de familiares que trabalhavam na construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. No começo, Dona Uto trabalhava lavando roupa para famílias ricas da cidade. “Depois ela trabalhou muito vendendo verdura. Ela comprava na feira e revendia pela cidade, saia com a bacia na cabeça”, lembrou.

A professora disse que considera justa a homenagem que a idosa recebeu em 2014. “Pelo tanto que ela trabalhou, o modo como ela criou os filhos e como ela ajudou a comunidade, eu acredito que tenha sido justa essa homenagem. Hoje temos uma família muito bonita e o reconhecimento por tudo que ela fez”, disse.

Para Priscilla, a educação foi a herança que Dona Uto deixou aos famíliares. “Nós tivemos aquela educação rígida e tradicional japonesa, mas que deixou uma bagagem de educação para o resto da vida. Ela ensinou a prezar o que é certo, ajudar e prestar atenção no próximo e dar valor a nossa cultura . Ela dizia que era para nós voltarmos para o Japão uma hora e conhecer nossa origem”, ressaltou.

O jornalista Silvio Mori esteve no aniversário de 107 anos de Dona Uto e comentou em uma rede social sobre o falecimento da idosa. “Tive a honra de conhece-la e participar de seu último aniversário. Descanse em paz, sua história e longevidade jamais será esquecida”, declarou.

Nos siga no Google Notícias