ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Aos 7 anos, Vitor Gabriel é 1º bicampeão brasileiro escolar de xadrez em MS

Com ajuda de rifa, menino de Campo Grande viaja a MG, vence invicto e leva título inédito para o Estado

Por Gabi Cenciarelli | 23/09/2025 12:28


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Vitor Gabriel, de Campo Grande (MS), conquistou o bicampeonato invicto no Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez 2025. O jovem de 7 anos, primeiro sul-mato-grossense a alcançar o feito, competiu na categoria Sub-7 Absoluto, em Minas Gerais, entre os dias 19 e 21 de setembro. Ele venceu todos os seus 20 adversários. A delegação do Mato Grosso do Sul, composta por 15 atletas, conquistou dois troféus e três medalhas na competição.Além do título de Vitor Gabriel, Rafaela Mattoso e Mariana Felix garantiram, respectivamente, o terceiro e quarto lugares nas categorias Sub-11 Feminino e Sub-9 Feminino. Estevão Janzem e Arthur Neres também se destacaram, ficando em sexto e sétimo lugares no Sub-10 Absoluto e Sub-16 Absoluto, respectivamente. O sucesso dos atletas colocou as escolas de MS em posições de destaque no ranking nacional. A participação de Vitor no campeonato foi viabilizada por uma rifa organizada pela família, demonstrando o esforço conjunto para a conquista do bicampeonato.

Com apenas 7 anos, o campo-grandense Vitor Gabriel escreveu um novo capítulo na história do xadrez escolar brasileiro. Ele se consagrou bicampeão nacional invicto no Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez 2025, disputado entre 19 e 21 de setembro em Minas Gerais. É o primeiro atleta de Mato Grosso do Sul a conquistar o bicampeonato escolar do Brasil.

Competindo na categoria Sub-7 Absoluto, Vitor enfrentou 20 adversários e terminou a competição sem perder nenhuma partida. “Ser campeão de novo é muito especial. É uma vitória minha, do xadrez do Mato Grosso do Sul e de todos que torcem por mim”, disse o menino, emocionado.

A delegação sul-mato-grossense levou 15 atletas — 12 de Três Lagoas e 3 de Campo Grande — e voltou para casa com dois troféus e três medalhas. Além do título de Vitor, outros destaques foram Rafaela Mattoso, 3ª colocada no Sub-11 Feminino, e Mariana Felix, 4ª colocada no Sub-9 Feminino. Estevão Janzem ficou em 6º no Sub-10 Absoluto e Arthur Neres terminou em 7º no Sub-16 Absoluto.

Aos 7 anos, Vitor Gabriel é 1º bicampeão brasileiro escolar de xadrez em MS
Crianças em campeonato de xadrez, em Minas Gerais (Foto: Arquivo Pessoal)

O desempenho dos jovens colocou Mato Grosso do Sul em evidência também no ranking das escolas. Entre as 310 instituições participantes, a Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirama, representada por Vitor e Mariana, terminou em 12º lugar. Já a Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, de Três Lagoas, ficou em 20º lugar, impulsionada pelas campanhas de Estevão e Arthur.

Além dos resultados expressivos, a conquista de Vitor também carrega uma história de esforço da família. Segundo o pai dele, Jeze Vilela, a ida ao campeonato só foi possível graças à ajuda de amigos. “Essa viagem foi especial, pois não iríamos. Fizemos uma rifa e, em menos de 48 horas, os amigos nos ajudaram. Ele está muito feliz, pois o próximo torneio nacional será apenas em maio de 2026”, contou.

Aos 7 anos, Vitor Gabriel é 1º bicampeão brasileiro escolar de xadrez em MS
Atletas que representaram o MS em campeonato de xadrez (Foto: Arquivo Pessoal)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.