ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Apesar de casos em alta, Capital segue com menor letalidade e 'bandeira laranja"

Dos 2.157 infectados na Capital hoje, 1.538 pessoas já estão curadas e apesar 619 estão em isolamento

Ângela Kempfer | 01/07/2020 13:39
Prefeito durante visita em junho ao polo de triagem montado no Aero Rancho. (Foto: Kisie Ainoã)
Prefeito durante visita em junho ao polo de triagem montado no Aero Rancho. (Foto: Kisie Ainoã)

Apesar dos casos positivos de covid-19 dispararem nos últimos 20 dias em Campo Grande, a cidade mantém a menor taxa de mortes pela doença entre as capitais brasileiras e também entre os maiores municípios de Mato Grosso do Sul.  Em junho, foram 3 óbitos pela doença, enquanto o Estado registrou 66 em apenas 30 dias.

Do total de infectados na Capital, 0.4% morreram, metade do índice do Estado, que atinge 1% neste início de julho. Em Dourados, esse percentual é o dobro. Ao contabilizar 25 óbitos, o índice na cidade alcança 0.9%. Corumbá sofre ainda mais com a doença. Com 342 contaminados, tem apenas uma morte a menos que Campo Grande. São 9 óbitos e taxa de letalidade de 2.9%.

Das mortes na Capital, todas as vítimas tinham alguma comorbidade, como diabetes e hipertensão. Um índice positivo é que do total de 2.157 infectados na Capital hoje, 1.538 pessoas já estão curadas e apesar 619 estão em isolamento esperando acabar a quarentena.

Outro quesito que coloca a Capital em situação mais confortável em relação ao restante do País é a taxa de ocupação de leitos de UTIs, atualmente no patamar de 45%, entre pacientes confirmados e ainda sob suspeita de coronavírus.

Prefeito diz que testagem hoje é 10 vezes maior que nos primeiros dois meses de pandemia. (Foto: Kisie Ainoã)
Prefeito diz que testagem hoje é 10 vezes maior que nos primeiros dois meses de pandemia. (Foto: Kisie Ainoã)

Bandeira laranja - A prefeitura de Campo Grande considera esses índices como fundamentais na hora de estabelecer mais rigor ou flexibilidade nas medidas de combate à doença.

Por conta da letalidade baixa e ocupação de leitos sob controle, no monitoramento da Secretaria de Saúde do Estado, Campo Grande ganhou “bandeira laranja”. É considerada de risco moderado. Nessa classificação, as medidas indicadas são ampliação da testagem e reforço no uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Já as macrorregiões de Dourados e de Corumbá se enquadram como de risco alto, sinalizado pela cor vermelha. Com cruzamento dos indicadores de saúde com a realidade econômica, a recomendação do governo estadual para as duas é de que apenas atividades consideradas essenciais e de baixo risco sejam liberadas.

Dez vezes mais testes - No quesito testagem, o prefeito Marquinhos Trad diz que não há comparação com os meses de abril e maio. Ele avalia que a curva exponencial da doença em Campo Grande é reflexo do período sem testes no mercado.

“Ficamos muito tempo sem poder comprar o exame porque não tinha. Em junho passamos a testar 10 vezes mais. Por isso também cresceram os casos positivos. Mas entra nessa estatística gente que teve a doença e nem percebeu. Fez o exame agora, mas já está com anticorpos”, explica o prefeito.

Por isso, na avaliação de Marquinhos, a cidade ainda tem controle da covid-19, sem necessidade de medidas mais severas. “Vamos imaginar que de um dia para outro, 150 novos casos surgiram, mas nenhum desses foi para UTI. Isso é que tem de ser considerado. Priorizamos a vida, mas buscamos sempre o equilíbrio entre vidas e empregos”, argumenta.

Apesar da reabertura gradual, todos os setores ainda estão sob restrições de funcionamento. O comércio, por exemplo, não pode atender com 100% da capacidade, assim como o transporte coletivo. Todos os funcionários em grupo de risco também seguem afastados.

As escolas não retomarão as aulas presenciais, pelo menos, até 1º de agosto, e o uso de máscaras se tornou obrigatório. Outra mudança recente foi o toque de recolher, ampliado para 23h às 5h. Além das limitações, o município continua investimentos em desinfecção de ruas, feiras, terminais e órgãos públicos.

Ruas praticamente vazias no ínicio da pandemia em Campo Grande.
Ruas praticamente vazias no ínicio da pandemia em Campo Grande.

Largada - Mas na análise do comitê que monitora a doença na Capital, o que até agora “salvou” Campo Grande do colapso foram os 15 primeiros dias de combate à pandemia, com praticamente um “lockdown” e apenas de supermercados, bancos e farmácias abertos.

Em duas semanas, a cidade se preparou para voltar à rotina com as regras de biossegurança necessárias. Ao contrário de outros locais que fecharam tarde, depois que o vírus já circulava com maior intensidade.

“Tomamos todas as medidas de regramento para que os setores mais vulneráveis economicamente não viessem à falência. Não fizemos uma reabertura a Deus dará. Por isso somos elogiados não só no Brasil, mas no mundo”, diz Marquinhos.

Para a população que teme dias piores, Marquinhos garante que todas as medidas sempre serão adotadas com responsabilidade. “Quando a pandemia começou, pensei em 3 pontos. O primeiro: haveria estresse muito grande na estrutura humana. Já contratamos mais de 300 profissionais da Saúde. O segundo: havia medo de faltar EPIs, mas aqui nunca faltou. O terceiro: colapso de leitos de UTI, mas até já compramos leitos particulares para não haver risco”, afirma o prefeito.

Segundo ele, mais do que isolamento social, o que deve ser respeitado pela população agora é o "comportamento social". "Não adianta fechar tudo e a população continuar saindo para a porta de casa, para tomar tereré", alerta

Nos siga no Google Notícias