ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após atentado, secretaria quer armar mais 200 guardas civis até abril

Atualmente 100 guardas são armados, o que representa apenas 10% do efetivo.

Mirian Machado | 10/01/2018 12:07
"Pretendemos até abril ter 300 guardas armados em Campo Grande", diz secretário de segurança Valério Azambuja (Foto: Mirian Machado)
"Pretendemos até abril ter 300 guardas armados em Campo Grande", diz secretário de segurança Valério Azambuja (Foto: Mirian Machado)

A Secretaria Municipal de Segurança Pública pretende, dentro de 60 dias, colocar nas ruas mais 200 guardas civis armados. A informação é do secretário Valério Azambuja, que deu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (10) sobre um guarda municipal que foi atacado durante uma abordagem, levou várias facadas e 130 pontos dos ferimentos.

Atualmente, 100 homens são habilitados para portar armas, o que representa apenas 10% do efetivo da corporação, segundo o secretário. “Com esses 200 guardas armados nas ruas serão de 25% a 30% do efetivo até abril”, afirma.

Uma reunião está marcada às 17h com a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) para que seja disponibilizada a capacitação desses guardas.

A decisão foi retomada também diante da situação em que um guarda civil de 34 anos foi esfaqueado nesta madrugada durante uma abordagem. O caso aconteceu na Praça dos Imigrantes.

Ao ser colocado perto da porta da viatura, o rapaz, Vinícius Costa Marques Cardoso, de 18 anos, desferiu os golpes. O guarda se defendeu e o agressor caiu no chão, batendo a cabeça. Socorrido desacordado, o rapaz foi preso pela equipe da viatura e levado para a Santa Casa de Campo Grande.

O guarda, que não teve o nome divulgado, levou mais de 130 pontos, a maioria no rosto. Ambos prestaram depoimento na 1ª Delegacia de Polícia Civil. O agressor está preso.

Nos siga no Google Notícias