ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Após denúncia, prefeitura substituirá medicamento vencido de posto

Dona de casa levou filhos à consulta, pediatra receitou vermífugo e 12 frascos entregues a ela estavam fora do prazo de validade

Anahi Zurutuza | 21/11/2016 17:45
Data de validade impressa na embalagem do remédio (Foto: Direto das ruas)
Data de validade impressa na embalagem do remédio (Foto: Direto das ruas)

Depois que uma mãe denunciou ter recebido da farmácia de posto de saúde 12 frascos de um vermífugo com prazo de validade vencido, a Secretaria Municipal de Saúde Pública informou que vai substituir o remédio. Por meio da assessoria de imprensa, da Sesau garantiu que o problema só aconteceu por uma “falha individual”.

“A informação sobre vencimento de data de validade dos medicamentos é de responsabilidade dos servidores da unidade. Houve, talvez, uma falha individual de servidor que não se atentou para o vencimento do prazo dos referidos medicamentos”, informou a nota da Sesau, acrescentando que os funcionários das farmácias têm de solicitar a troca dos produtos no almoxarifado central da secretaria sempre que necessário.

O caso – Sem perceber que o medicamento estava vencido, a dona de casa Keli Dias Limonge, 29, deu a primeira dose do vermífugo receitado pelo pediatra para os filhos de 5 e 9 anos na sexta-feira (18). Ela pegou o remédio na farmácia da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Serradinho – no norte de Campo Grande.

“É um absurdo, sempre falta remédio no posto e quando tem, está vencido”, afirmou no sábado (19) à reportagem.

Keli conta que pegou 12 frascos de albendazol, que venceram em setembro deste ano. “Cada um ia tomar três doses agora e outras três daqui a 20 dias. Como eu dei a primeira dose para eles, liguei no SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor] do laboratório para perguntar se eles poderiam ter alguma reação, mas graças a Deus não tiveram nada”.

Direto das Ruas - A sugestão acima foi feita por leitor via aplicativo WhatsApp pelo canal Direto das Ruas, meio de interação entre a redação e o leitor, por onde podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador pelo número (67) 99687-7598.

Nos siga no Google Notícias