ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após desobrigar máscaras para motoristas, prefeitura aposta em blitz educativa

Agentes da Guarda Municipal, do Detran e Agetran distribuíram unidades do EPI na Avenida Marquês de Pombal

Maressa Mendonça e Clayton Neves | 26/06/2020 16:39
Em blitz educativa, motoristas recebem orientações sobre o uso das máscaras (Foto: Paulo Francis)
Em blitz educativa, motoristas recebem orientações sobre o uso das máscaras (Foto: Paulo Francis)


Um dia após revogar o decreto que obrigava motoristas a usar máscaras no interior dos veículos, a Prefeitura de Campo Grande investiu em uma blitz educativa para incentivar o uso do Equipamento de Proteção Individual.  A ação foi realizada na tarde desta sexta-feira (26), no bairro Tiradentes e contou com a distribuição de mais de 100 unidades do EPI.

A blitz foi montada por agentes da Guarda Municipal, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) na Avenida Marquês de Pombal. Ao perceberem a movimentação, muitos motoristas aproveitaram para colocar as máscaras antes de serem abordados.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja reforçou que o decreto sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras foi revogado, mas a medida ainda é recomendada.

Motorista decide colocar a máscara ao se aproximar da blitz (Foto: Paulo Francis)
Motorista decide colocar a máscara ao se aproximar da blitz (Foto: Paulo Francis)


“Estamos apelando para a consciência das pessoas, para o bem maior que é a saúde de todos. Não basta o poder público exigir. Essa preocupação deveria ser algo natural”, declarou.

O secretário lembrou que as orientações vão continuar durante as fiscalizações do toque de recolher e as blitzes serão realizadas pelos próximos 30 ou 60 dias. “Para que as pessoas se sensibilizem e usem a máscara. É preciso consciência”, declarou.

Para o chefe de fiscalização de trânsito da Agetran, Carlos Guarini há um aumento do uso de máscaras entre a população, mas ainda insuficiente.

“Ainda têm aqueles que insistem em dizer que não vão usar. O campo-grandense não tem o hábito de usar máscara e por isso é preciso uma conscientização mais efetiva como esta que aconteceu hoje”.

Guarda municipal distribui máscara entre os motoristas durante blitz (Foto: Paulo Francis)
Guarda municipal distribui máscara entre os motoristas durante blitz (Foto: Paulo Francis)


A blitz contou com a participação de 10 guardas municipais, 2 agentes do Detran e outros 2 da Agetran.

Dentre as pessoas abordadas na blitz, a auxiliar de cozinha Ieda Maria do Nascimento, de 42 anos, que estava no carro acompanhada do marido. Ambos sem máscara. Ela disse ter esquecido o equipamento no trabalho enquanto o homem declarou não ter visto necessidade  do uso já que estava acompanhado apenas da esposa.

A auxiliar de cozinha Ieda do Nascimento esqueceu a máscara no trabalho (Foto: Paulo Francis)
A auxiliar de cozinha Ieda do Nascimento esqueceu a máscara no trabalho (Foto: Paulo Francis)


O servidor público Luciano Lima, de 45 anos, também não fazia uso da máscara, mas só porque estava sozinho no carro. Ele carrega duas unidades com ele e usa também no interior do veículo, mas quando está acompanhado.

Assim como a auxiliar de cozinha, Luciano diz ter medo da covid-19. “Principalmente agora que a tendência é de aumento dos casos nos próximos dias”,  pontuou, elogiando a blitz educativa.

Fake  News- O chefe da fiscalização de trânsito do Detran, Ruben Ajala enfatizou ser falsa a notícia que circulou nas redes sociais sobre ser infração de trânsito o não uso das máscaras entre os motoristas.

“Na verdade o que existe é uma recomendação do uso. Poderia caber medida sanitária quando o uso era obrigatório, mas agora não é. Mesmo assim é preciso que as pessoas saibam que o uso das máscaras é importante para que o vírus não se dissemine”, enfatizou.

Nos siga no Google Notícias