Após furto de fios e monitores, UBSF funciona apenas com consultas
Segundo a Secretária de Saúde os atendimentos feitos pelo sistema como resultado de exame não estão funcionando
Após o furto de fios e monitores na véspera do Natal, na última terça-feira (24), a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Nova Lima está funcionando apenas com as consultas que já estavam marcadas e com atendimentos voluntários, quando o paciente espera para ser atendido. Os atendimentos que precisam do sistema da Secretaria de Saúde, como resultado de exames, não está funcionando.
Morgana Rodrigues, de 28 anos, foi até a Clínica da família porque tinha uma consulta marcada na manhã desta quinta-feira (26). Ela conta que conseguiu se consultar com a médica clinica geral, mas não conseguiu remarcar duas outras consultas, a dela e a do filho.

- Leia Também
- Invadida na véspera do Natal, UBSF tem fios e até bomba d'água furtados
- Após prisão de rapaz com faca, segurança em UBSF é reforçada
Na manhã de hoje, Morgana também não conseguiu pegar o exame. “Enquanto esperava a consulta eu tentei pegar meus exames, mas não consegui. A orientação que eu recebi foi para voltar amanhã para ver se o sistema já estará normalizado”, relata.
Maria Aparecida, de 51 anos, também foi até a Clínica da família para buscar um exame, mas não conseguiu. Ela reclamou da falta de segurança no local. “Nunca tem guarda municipal, nunca tem segurança. Se preocupam em colocar segurança a noite, mas não pensam na segurança durante o dia”, completou.
Já Lisete Zottero, de 54 anos, tentou buscar o exame do marido pela e não conseguiu. Ela explicou que o resultado estava marcado para o dia 24. Na véspera do Natal ela não conseguiu e voltou hoje para tentar. “Explicaram que estava sem sistema”, relatou. Segundo ela, a orientação foi que ela seria avisada quando o exame estará disponível.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a unidade está sem internet e o sistema está fora do ar, porém os atendimentos estão ocorrendo normalmente. Os agendamentos, de acordo com a Secretaria, podem ser feitos manualmente. A pasta ainda informou que parte da unidade está sem energia.
Furto - Clinica da Família do Bairro Nova Lima foi arrombada e teve fios, monitores até bomba d'água furtada. Segundo o boletim de ocorrência, ao chegar para assumir o turno às 19h, um guarda municipal encontrou toda a unidade aberta, mesmo após um dia inteiro sem expediente.
O agente chegou a ver um monitor jogado na grama do terreno e realizou rondas para tentar localizar alguém. Ainda conforme o boletim de ocorrência, também haviam sumido algumas chaves que ficavam na recepção. Um monitor, teclado e sanduicheira também foram encontrados jogados no pátio do posto.