Após gesto de solidariedade, 6 pessoas começarão o ano com novos órgãos
Foram captados rins, fígado, coração e córneas que serão enviados para dois estados e Distrito Federal
Gesto de solidariedade da família de um jovem de 21 anos, que sofreu traumatismo cerebral e evoluiu para morte encefálica, vai transformar a vida de outras 6 pessoas. Eles aceitaram doar os órgãos do jovem na terça-feira (27) e nesta quarta-feira (28), o coração dele já viajou para São Paulo, com ajuda da FAB (Força Aérea Brasileira).
Durante extração realizada ontem, conduzida pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande, foram captados rins, fígado, coração e também córneas.
O coração foi o primeiro a sair, porque o tempo máximo fora do corpo é menor em relação aos demais órgãos. Depois, os rins e o fígado também foram para pacientes em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e também São Paulo (SP). Já as córneas extraídas permaneceram no Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.
A doação só é possível após o consentimento dos familiares do paciente e, neste ano, a Santa Casa afirmou que o número de recusa em doar os órgãos se mantiveram expressivas.
“Ainda percebemos muitos entraves entre os familiares, mas buscamos uma relação próxima desde a chegada do paciente no hospital. Esclarecer ao máximo o assunto possibilita que mais pessoas compreendam os benefícios da doação de órgãos e tecidos na vida de quem aguarda na fila por um transplante”, explicou enfermeira da OPO Santa Casa, Rosana da Silva.