ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Após novos testes, famílias denunciam aumento de casos de covid em presídio

Na quarta-feira, dia 29 de julho, a Agepen confirmou que 37 internos testaram positivo. Hoje o número pode chegar a 67

Geisy Garnes | 03/08/2020 17:26
O Instituto Penal de Campo Grande fica no Jardim Noroeste (Foto: Paulo Francis)
O Instituto Penal de Campo Grande fica no Jardim Noroeste (Foto: Paulo Francis)

Novos testes feitos dentro do Instituto Penal de Campo Grande detectaram um aumento de internos contaminados com pelo coronavírus. O número oficial ainda não foi divulgado, mas familiares de presos denunciam um salto de 30 casos confirmados em poucos dias.

Na quarta-feira, dia 29 de julho, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) confirmou que 37 internos da unidade penal testaram positivo para o vírus. Todos eles foram isolados, segundo a administração. Nessa segunda-feira (3), no entanto, familiares procuraram a equipes de reportagem e afirmaram que o número já chega a 67.

O motivo para a disseminação do vírus, contam, é a inexistência de um sistema efetivo de isolamento dos presos contaminados. ““É um corredor, todo mundo respira o mesmo ar. A cela de isolamento é ao lado da dos que não estão contaminados. Vai virar holocausto, vai morrer todo mundo”, denunciou a mulher de um dos presos, que preferiu não se identificar.

Em 2015, o Brasil reconheceu o sistema carcerário do país como “Estado de Coisas Inconstitucional”. A situação confirmava a violação diária dos direitos humanos, garantido na Constituição Federal e em leis especificas, dentro das unidades penitenciárias. Cinco anos depois, o avanço da pandemia e as recomendações para frear o contágio do vírus, trouxeram o problema novamente para discussão.

Para a reportagem, mulheres dos internos destacaram ainda o problema diário da superlotação torna impossível a adoção de medidas sanitárias que impeçam a disseminação do coronavírus. “Em uma cela ficam 57 presos”, contou uma delas. Por isso, para elas, a única solução é liberar os presos que fazem parte do grupo de risco e aqueles que estão “perto de pagar a pena”.

Desesperadas, as famílias levaram o caso ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). “Queremos ajuda. Porque não liberar os que podem por tornozeleira e os que estão terminando a pena, para ficar em casa com as mulheres”.

Ao Campo Grande News a Agepen confirmou o aumento de casos, mas não divulgou o número oficial. Em nota, informou que o balanço de contaminados será lançado no relatório feito pelo Comitê de Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à covid-19 da agência penitenciária.

Ainda conforme a agência, o isolamento social dentro da unidade respeita todos os protocolos de saúde. Dois solários foram reservados especificamente para os presos que testaram positivo. “No pavilhão 2, um solário é voltado para internos com Covid-19, que cumprem pena por crimes não sexuais; e no pavilhão 1, um solário foi reservado para presos por crimes sexuais.”

O isolamento também afetou o horário do banho de sol dos internos, que agora é diferente para contaminados com coronavírus, medida para evitar qualquer tipo de contato com os não infectados. “Se houver necessidade, será ampliado a quantidade de celas para realizar o isolamento social de forma segura e respeitando as medidas preventivas e de segurança”, informou a Agepen.

Os cuidados também se estendem aos agentes penitenciários, que recebem equipamentos de proteção individual e informação sobre métodos de prevenção e cuidados durante expediente. Se testar positivo, o servidor é afastado e orientado a ficar em isolamento domiciliar pelo prazo determinado pelos profissionais de saúde.

“A Agepen informa que todos recebem os atendimentos médicos necessários e está sendo realizado o acompanhamento sistêmico da evolução da doença em casos detectados, bem como, tomadas todas as providências necessárias para contenção e prevenção de novos casos. Para isso conta com ação conjunta entre a Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Saúde Prisional; Secretaria Estadual de Saúde; Secretaria de Saúde de Campo Grande; assim como, o apoio da equipe do infectologista Júlio Croda, Mariana Croda e enfermeiro e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Everton Ferreira Lemos”.

Nos siga no Google Notícias