ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

“Aprendemos com as escolas particulares”, diz Marquinhos sobre volta às aulas

Prefeito da Capital diz que na rede particular o índice de contaminação por covid é “irrisório”

Ana Paula Chuva | 23/06/2021 12:37
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, diz que contaminação nas escolas tem sido irrisória (Foto: Arquivo)
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, diz que contaminação nas escolas tem sido irrisória (Foto: Arquivo)

Programada para o dia 26 de julho, a volta às aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino) em Campo Grande será um teste após a vacinação dos professores e trabalhadores da educação. Para o prefeito Marquinhos Trad (PSD) a rede pública teve tempo de aprender com as escolas particulares e se preparar para um retorno seguro dos alunos.

“Aprendemos com as escolas particulares. Elas abriram e não houve aumento de casos. Agora sabemos o tipo de solo que estamos pisando. Desde a reabertura da rede particular o índice de contaminação é irrisório”, disse Marquinhos.

Em entrevista ao Campo Grande News, o prefeito ainda ressaltou que toda a preparação do Município nesses 14 meses foi pensando nas diferenças de realidade entre alunos da rede pública e da rede privada, como por exemplo, o uso do transporte público.

“Na rede particular as crianças vão de carro ou moram perto da escola. Já na rede pública usam mais o transporte público,  por isso adotamos todas as medidas como escalonamento e mudança nos horários de saída”, afirmou o prefeito.

Para ele, o Município teve mais tempo de se preparar, já que a volta não está sendo de forma abrupta como nas particulares que mesmo assim tiveram uma resposta positiva com o retorno. Além disso, os professores foram vacinados e a cidade vive um outro momento.

“É uma outra realidade. A cidade está segura. Temos que voltar a funcionar. Essa questão do lockdown foi há 14 meses, não existe mais isso. Lá atrás erma 140 leitos de UTI agora a cidade tem 356. Tudo indica que casa vez mais estamos conseguindo nos defender dessa doença”, destacou Marquinhos.

Escalonamento - Para o retorno, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande organizou o revezamento e também a antecipação do horário de saída dos estudantes em uma hora do período usual.

Todas as escolas municipais vão liberar os alunos às 10h no horário matutino e às 16h no vespertino, conforme informa a nota publicada pela assessoria de comunicação no site oficial da prefeitura. Já a entrada será dividida por séries.

Caso a unidade seja educação infantil, o horário de entrada do grupo que incluem os alunos com 5 anos será feito às 7h e às 13h. Já o Ensino Fundamental I, antigo primário, com alunos do 1º ao 5º ano, ocorrerá às 7h15 e às 13h15.

O último grupo de alunos é referente aos do Ensino Fundamental II, com alunos 6º ao 9º ano. Os que estudam pela manhã devem entrar às 7h30, enquanto os da tarde entrarão às 13h30 - a Reme não oferece Ensino Médio e por isso ela não está elencada.

Nos siga no Google Notícias