A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

31/05/2011 18:11

Aprovado projeto que prevê exame gratuito a crianças com síndrome de down

Viviane Oliveira

O projeto foi aprovado hoje

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (31) por unanimidade o projeto de lei que dispõe gratuidade do exame ecocardiograma para recém-nascidos com síndrome de down no Estado.

A proposta visa beneficiar as crianças com a síndrome que nascem com alguma complicação no coração e ficam impossibilitadas de receber o estímulo precoce para desenvolver a fala e a coordenação motora.

Com o ecocargiograma exame não invasivo, é possível avaliar as condições cardiovasculares e encaminhar a criança ao tratamento adequado.

De acordo a presidente da Sociedade Juliano Varela, Malu Fernandes, as crianças com problema cardíaco não conseguem mamar, não ganham peso e não pode ser estimuladas.

“Este projeto vem ao encontro de nossa luta, nossa missão de levar qualidade de vida".

Malu conta que a criança, que apresenta doença congênita cardíaca, só vai viver se for diagnosticada e fizer o tratamento adequado logo após o nascimento, caso contrário ficará privada de se desenvolver, pois não poderá iniciar a estimulação precoce – tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia.

“Eu tive o privilégio de ter um filho, hoje com 19 anos, com a síndrome. Quando ele nasceu, os médicos não lhe deram muitos anos de vida, devido à falta de políticas voltadas aos portadores de necessidades especiais. Atualmente a situação é diferente e assim com ele, as crianças com down podem estudar, dançar, cantar e trabalhar”, finaliza.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions