A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/10/2013 08:18

Aquário do Pantanal começa a receber estrutura metálica; inauguração em 2014

Luciana Brazil
Estrutura metálica começa a ser instalada no Aquário do Pantanal. (Foto:Divulgação/ Cosenge)Estrutura metálica começa a ser instalada no Aquário do Pantanal. (Foto:Divulgação/ Cosenge)

As obras do Aquário do Pantanal, previsto para ser inaugurado no ano que vem, começam a entrar na fase de instalação das estruturas metálicas. O maior aquário doce do mundo terá uma cobertura complexa que vai abrigar 18 tanques que representarão os Rios Miranda, Piquiri e Paraguai.

De acordo com o projeto do arquiteto Ruy Ohtake, a estrutura será colocada de forma circular e vai abrigar também tanques com piranhas, sucuris, lontras e ariranhas.

O Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira e Aquário será um complexo onde o visitante encontrará a biodiversidade do Estado.

Uma biblioteca, um laboratório, um auditório, salas para exposição, praça de alimentação e uma passarela suspensa com aproximadamente 70 metros de extensão também fazem parte do projeto. Pela passarela, o visitante chegará a um mirante próximo ao córrego Prosa, que passa dentro do Parque das Nações Indígenas.

O engenheiro Mário Borges, diretor da empresa Cosenge Engenharia de Incêndio, que foi responsável pelo Projeto de Segurança Contra Incêndio do Aquário, garante que além da suntuosa estrutura, o local vai oferecer segurança.

Foram projetadas quatro saídas de incêndio que permitirão a evacuação emergencial em caso de sinistro. O Projeto de Segurança já foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

O turismo na região, e mais precisamente em Campo Grande, será ainda maior com a construção do Aquário. A expectativa é de que a obra, orçada em R$ 100 milhões e prevista para outubro de 2014, viabilize pesquisas sobre a fauna pantaneira e atraia estudantes e universidades do mundo inteiro.



A cultura do brasileiro nunca foi voltada para o turismo. Muitos países sobrevivem com o que arrecadam do turismo, aqui ainda achamos que esse tipo de investimento é jogar dinheiro fora. Cidade como Bangkok, Singapura, Hong Kong, Londres, Paris e Nova York recebem mais de 10 milhões de visitantes por ano, porque investem no turismo. No Brasil somadas todas as cidades não conseguimos atingir esses 10 milhões. ALGUÉM AI SE LEMBRA DAS INÚMERAS CRÍTICAS FEITAS EM RELAÇÃO AO PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS ANTES DELE SER INAUGURADO. Diziam que "aquilo ali" era dinheiro jogado fora, será que o Campograndense pensa da mesma forma hoje???
 
Paulo Sérgio Silva em 18/11/2013 15:07:56
a população deveria ter maturidade para escolher seus governantes,eu sou contra esta obra,porque pagamos muito imposto e a qualidades dos serviços públicos são uma vergonha!A população sem cultura e opinião e mal resolvida costuma criticar os profissionais da saúde que também pagam muito imposto e ainda são obrigados a pagar plano de saúde muito fraco e caro,que e o caso da prefeitura de campo grande.
 
Alexandre godoy em 24/10/2013 14:08:51
Deveria transformar o AQUÁRIO em Hospital para IDOSO, é uma vergonha não ter um hospital especializado em idoso em MS, e ser obrigado a levar para o lixo da Santa Casa.
 
Delci brite em 24/10/2013 10:57:54
AGORA QUANTO AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE NOSSOS POSTOS DE SÁUDE E FALTA DE EQUIPAMENTOS EU SÓ DIGO UMA COISA VOTEM DE NOVO NO BERNAL CAMPOGRANDENSSES, VOCÊS NÃO QUERIAM MUDANÇAS? TOMA DE BANDEJA...
 
Priscilla Silva em 24/10/2013 09:55:32
Gente, por favor olha eu sou bem nova e posso não ter tanta sabedoria como de alguns senhores que escreveram nestes comentários, mas ver gente falar que estão dando prioridade para o turismo e não para a saúde por favor né! Olha que eu me lembre eu vi nestes últimos anos vários postos de saúde serem construídos, médicos sendo contratados, e tenho dois filhos e sempre que precisei fui muito bem atendida e prontamente. Claro que tem suas exceções; técnicas de enfermagem de cara feia, médicos assistindo MMA enquanto eu estava com dengue, mas isso não é culpa do governo MAS SIM DA FALTA DE EDUCAÇÃO das pessoas e de AMOR PELO PRÓXIMO, acho que quem reclama da saúde deveria morar nos EUA ou Europa. E se revoltar e FAZER ALGO a respeito de roubos explícitos no nosso governo.
 
Priscilla Silva em 24/10/2013 09:38:35
Deveras os serviços públicos essenciais devem ser fortemente fornecidos à toda a população. Todavia, a cultura como um povo também é um dos elementos base deste país. Pessoas sem senso de cidadania, nacionalismo, respeito aos povos nativos, animais e aos demais elementos humanos do Brasil tendem a ser mesquinhas, desonestas e instintivamente "pobres" de espírito. Cabe ao órgãos fiscalizadores e nós, povo, vigiarmos as atitudes de nossos governantes, afinal, eles são os nossos empregados, eles devem nos temer, e não nós a eles.
 
Bruno Rodrigues de França em 24/10/2013 08:52:45
por favor gente,eu estive a alguns meses atras em São Paulo e vi coisas terríveis la que nossa cidade não tem graças a Deus,não a quebradeiras nas ruas,a saúde vai bem em vista de outras capitais,a segurança e ótima tem seus altos e baixos sim,mas não é tão assim como aqui falado,Campo Grande se desenvolveu nos últimos 16 anos,de uma cidade interiorana para uma cidade bela cheia de obras por todos os lados e mesmo assim ainda e uma cidade pacata e bela.
e aqueles que senta a lenha em nossa cidade e não se encontra satisfeitos(as) vão morar em grandes centros como São Paulo,Rio de Janeiro a onde tudo para por qualquer coisa.
aqui se parar e tudo perto de casa pode se ir ate a pé para o centro que é perto .
e ponto final
 
valdir zatti em 24/10/2013 08:42:50
Bem senhor João Rezende, a rodoviária é nova sim, mas se alguém entender um mínimo de logística verá que ela deveria ser construída onde o "Pedro Placa" escolheu, pois fica próximo ao aeroporto, agora vejamos, o turista desembarca no aeroporto de campo grande, pega um táxi até a rodoviária, quanto será que vai custar? supomos 50 reais, daí compra uma passagem pra Bodoquena, garanto que vai custar bem menos, ou seja o molho sai mais caro que o peixe.
 
joao de deus em 24/10/2013 08:18:03
Na verdade, pode sim fazer o aquário não estamos bravo com a construção dele, mas sim
por .... os governantes não darem prioridade a outras coisas primeiro....por exemplo saude... que esta uma vergonha... no nosso estado no nosso brasil.... é só isso gente...cobra.. tantos impostos.. pra onde vai ...... depois as pessoas saem as ruas ai vcs ficam bravos..... na época de politica ...vem com aquela conversinha... de sempre.....
 
Ronson Lima em 24/10/2013 07:07:54
Agradeçamos ao Exército Brasileiro, que montou uma ponte para transpor equipamentos para o lado interno do aquário, que já estava cercado e não possibilitava a passagem destes para seu interior.
 
Ricardo Peterson em 23/10/2013 22:05:11
Eu tenho certeza que muitos dos que estão reclamando aqui irão visitar o aquário, contar aos seus parentes e amigos sobre ele, e ainda os levarão na primeira oportunidade. Cultura também é necessário.. a saúde está capenga?.. sim está!.. mas vcs acreditam que caso não houvesse este aquário os hospitais da capital estariam bons? Hospitais não são apenas responsabilidade do Estado, e sim dos três poderes. Eu tenho orgulho pela beleza da minha capital, do que ela se tornou nestes anos de "ditadura" como vcs dizem. Vaguem por São Paulo, Goiânia, Manaus.. vocês não encontrarão cidade mais bela e charmosa como a nossa. É uma pena ela ter caído na mão de um inexperiente que não tem o mínimo de humildade para aprender com os pares.
 
Danielle Amaral em 23/10/2013 22:04:53
Há sempre um leitor viajando no tempo. Aquilo que chamam de rodoviária na saida de SP, não foi o nelson que construiu e nem a prefeitura. Foi um Empresário que fez e ainda paga 2% do que arrecada para a prefeitura. As pessoas não perdem a mania de está defendendo político.
 
luiz alves em 23/10/2013 22:00:10
Paras as pessoas que só criticam e falam sobre o Aquário: Vá se informar, não venha com esse papo clichê "Se estiver doente, se interne no Aquário do Pantanal". Já tá mais do que provado, que se o Estado quisesse fazer um aquário de 100 milhões, mais dez hospitais de 100 milhões, ele faria (orçamento do MS Forte II tá aí pra que?). Então parem de ser hipócritas e nojentos, tenho certeza que 99% dos que só falam coisa ruim, irão visitar o Aquário, levar a família e ainda achar tudo lindo
 
Gabriel Ignácio Lopes em 23/10/2013 21:20:10
Seria possível o nosso querido governador informar seus súditos em quantos milhões já está esta obra faraônica...ou não ?
A população que paga imposto (muito caro por sinal) gostaria de saber ok...
OBRIGADO...

 
Sergio Ramos em 23/10/2013 21:13:16
As pessoas deveriam analisar que uma cidade, principalmente uma capital com Campo Grande, precisa de algo mais! Precisamos de atrações turisticas , esse aquario, trará renda para a cidade com o turismo, algumas pessoas que nao podem ir no Pantanal podera ter uma noçao visitando o aquario!!! Reconheço que precisamos de hospital, melhores escolas no geral, melhores serviços publicos!!! Todas as capitais investem em turismo com o dinheiro publico, por que que Campo Grande nao pode?
Parabéns a iniciativa do governo!!!! Campo Grande merece!!!
 
Douglas Santos em 23/10/2013 19:33:25
Olha, Povo caipira esse, para todos os setores tem a verba necessária, agora se hospitais e postos de saúde estão péssimos, é que alguém esta desviando dinheiro .
 
Mario da silva em 23/10/2013 18:13:09
QUANDO AS PESSOAS COMEÇAREM A FICAR DOENTES TERÃO QUE SEREM INTERNADAS NO AQUÁRIO, VAZIO, POIS SE TIVER CHEIO O POVO VAI MORRER AFOGADO; QUANTO DINHEIRO GASTO E OS HOSPITAIS PRECISANDO DE LEITOS, OU MELHOR DARIA PRA CONSTRUIR UM HOSPITAL DO TAMANHO DO ROSA PEDROSSIAN.
 
HÉLIO LÓPEZ em 23/10/2013 17:25:09
Quem construiu o prédio que seria a rodoviária e depois o CENTRO DE BELLAS ARTES e hoje não é nada, foi o homenageado ex-Governador Pedro Pedrossian. O Pedro Placa que começou várias obras e não terminou quase nada. O Aquário é bem mais do que tudo isto que estão dizendo ai, vai ser o maior sucesso, porque onde o Governador colocou a mão virou sucesso. Campo Grande era uma cidadela antes dele como prefeito e depois foi alavancada e hoje é essa capital maravilhosa que conhecemos. Pena que padece de prefeito hoje.
 
Carlos Marques em 23/10/2013 17:02:13
Perfeito seu comentário João Alberto Gomes. Agora desenhe, pois tem gente que ainda não entendeu.
 
Leonardo Reis em 23/10/2013 16:49:15
Como as pessoas são hipócritas em achar que pessoas que não compartilham com o mesmo pensamento pode ser "tachado" de "alma pequena, sem culturas" e outras baboseiras...Cpo Gde pelo o que eu vejo a cada dia que passa esta piorando, na área da saúde e segurança principalmente, é lamentável que as pessoas da mente GRANDE pense da mesma forma que os políticos...então é isso ai, da aquela boa maquiado nos problemas e invista milhões no aquário do pantanal, e que venham os turistas!!!!!!!!!!
 
carla cristina em 23/10/2013 16:30:35
Três Lagoas fica praticamente no Estado de São Paulo, Wild. Onde existe malha viária eficiente, sob concessão da iniciativa privada. Gostaria que você, no auge da sua inteligência, elencasse quantas indústrias instalaram-se na Capital nos últimos 7 anos, senão a Kepler Weber (aberta em 2005 e fechada em 2006). Estradas asfaltadas ligando cidades são o MÍNIMO necessário para o desenvolvimento de QUALQUER região. Santa Casa e Hospital Regional são referência em que: má gestão do dinheiro público? Afinal a dívida da Santa Casa é de 160 milhões. E o responsável pela dívida foi promovido à Secretário de Saúde. Já no Hospital Regional, tanto o diretor-presidente como a antiga secretária de saúde foram exonerados por colaborarem ativamente na privatização dos serviços de oncologia, como sabemos..
 
Marcos Paulo Hypollito em 23/10/2013 16:21:28
Vai ser mais um elefante branco, se é que vão terminarem de fazer,porque ondeee iria ser a rodoviária nova continua do mesmo jeito, o prefeito anterior disse que seria O CENTRO DE BELLAS ARTES, onde nossos jovens teriam oportunidades no entanto, está tudo parado. concordo com vc Marcos Paulo, quer ver peixe vai pra jardim, bonito lá a gente nada com eles.
 
elisângela lemes em 23/10/2013 14:19:00
Acho o aquario muito valido para nossa cidade e estado, o triste é que em obra publica sempre tem desvio de verba, mas o aquario vai ter repercussão internacional para a nossa cidade com certeza.
 
maximiliano nahas em 23/10/2013 12:36:10
Li todosos os comentários acima, a maioria concordando com a construção do Aquário. Já li/ouvi outros que de forma jocosa "mandavam consultar-se no aquário". É como afirmou a maioria: educação/saúde/segurança é trinomio que não tem fim e que, para se ter, é preciso crescer economicamente. Analisemos a economia MS: comércio, comércio...Turismo, aqui, é Bonito, Pantanal e Campo Grande é trânsito para esses atrativos. Recentemente tivemos palestra com renomado professor de biologia que focou esse aquário e lá ele mencionou exemplo da cidade de Bilbao, Espanha, que tendo estaleiro naval falido investiu em aquário. Antes, a cidade recebia um (01) voo diário. Após o aquário, dez (10) voos diários e 1.000.000 (hum milhão) de turistas/ano. Dá pra entender os benefícios? Dá pra entender o avanço?
 
Joao Alberto gomes e silva em 23/10/2013 12:05:53
Lamentavel as pessoas falarem mal do andre do nelsinho pois eles fizeram campo grande crescer sem falar na rodoviaria que era vergonha para campo grande agora aquario que vai ser outro ponto turistico povo fala mal. duro e aquele que fica no poder nada faz.. nao vou citar mais temos varios picareta ai no governo nada faz.....
 
Marcos Rezende em 23/10/2013 11:43:46
Sou turismólogo e posso afirmar que esse Aquário será um ponto muito importante para nossa capital, digo pela atratividade não apenas para os turistas, mas para nós, nossa cidade esta ganhando e não perdendo. O difícil é ver pessoas DESINFORMADAS reclamando. A cultura é um segmento que merece investimento também, sei que a saúde merece atenção, porém todo mundo sabe que a saúde é como um saco vazio, nunca ta bom! Prestem a atenção, comparem o valor investido na CRIAÇÃO desse aquário e os investimentos feitos em algumas REFORMAS, fora de nosso estado, garanto que irão se surpreender! Para finalizar, peço para que nós cidadãos paremos de reclamar de coisas que não possuímos o mínimo de conhecimento. Eu estou ansioso pelo potencial deste aquário em termos turístico, cultural e científico.
 
Johnny Chan em 23/10/2013 11:43:26
Lamentável o pouco valor que o brasileiro da para a educação e cultura, ainda tão grave quanto é a miopia que se observa em alguns comentários, o que demonstra que muitos desconhecem o real valor da qualidade de vida que Campo Grande oferece, apesar das dificuldades, claro. Aos que só reclamam, procurem conhecer a realidade de outras capitais em relação a saneamento básico, saúde, educação e segurança pública. É assim mesmo, para uns o copo vai estar quase sempre vazio, enquanto para outros quase cheio...
 
eduardo souza em 23/10/2013 11:32:17
Marcos Paulo Hypollito, me entristece ver a sua tamanha ignorância, o Sr. diz que industrias não querem se instalar em MS ? Veja Três Lagoas em que hj existe a maior industria de Celulose do mundo e, mais uma vai se instalar na cidade, veja Campo Grande quantas industrias já se instalaram nos últimos 7 anos, e outra o Sr. diz que MS não tem estradas, hj todas as cidades estão ligadas com a capital por asfalto e, a Santa Casa e o H. Regional são hospitais referencia na região Centro Oeste e Norte onde muitos pacientes vem de longe para de tratar aqui, então Sr. Marcos Paulo Hypollito vai estudar um pouco.
 
Marcos Wild em 23/10/2013 11:29:28
Campograndense acostumou a reclamar da saúde.
Vocês sabem como é a saúde pública nos EUA, na Europa, na Ásia ?
Pois é, se você não possui um seguro, ficará à mercê da morte.
Não sou funcionário público. Temos que valorizar o que temos.
Vá também conhecer a saúde pública dos outros Estados.
Vamos preservar o que temos.
Vamos combater os pixadores.
Vamos contribuir com o poder público.
O turismo é a 1a. economia em muitos países.
Somos a porta de entrada do pantanal.
Vamos agregar valores.
O áquário é para isso também.
Voltem apenas 15 anos na história, e constatem a evolução em todos os sentidos do nosso maravilhoso Estado e cidade de Campo Grande.
 
Cleber Pereira em 23/10/2013 11:29:14
Campo grandense reclamão é pleonasmo, quando morarem fora saberão dar valor a cidade que tem.
 
Luís Zanatta em 23/10/2013 10:56:08
Um lugar que além de trazer turistas e enriquecer nossa cultura irá somar na educação do campo grandense, infelizmente as pessoas tem uma visão tão pequena que não veem isso, o governo tem sim que investir em saúde, porém com educação somos seres humanos mais saudáveis. Ignorância pensar que o dinheiro que não vai para a saúde é investido em um projeto desses, o dinheiro que "some" com certeza não esta aí.
 
Priscilla Silva em 23/10/2013 10:50:05
Só critica quem possui a "alma pequena" e não conhece o mundo lá fora.
Cada macaco no seu galho, cultura é cultura, saúde é saúde.
Diferente de quase todas as obras para a Copa do Mundo, não se comenta nenhum desvio de dinheiro para este monumento de obra Internacional.
Quando criaram o "Parque dos Poderes", falaram em obra desnecessária.
Quando começaram a construir o Hosp. Regional, foram muitas críticas.
E hoje ?? Alguém critica.
A falta de visão atinge os críticos, depois de algum tempo, eles se calam ou se escondem.
 
Cleber Pereira em 23/10/2013 10:49:27
Bom, no caso do Cristo Redentor, foi um presente, jah na frança, a torre foi construida em consórcio, devemos nos informar antes não é mesmo? Em nosso pais temos essa estranha mania de dar relevancia a coisas que não estariam nem na lista de espera de resolução de problemas, neste Brasil de vários Brasis, a saúde é capenga, os políticos são capengas com essa mentalidade esdruxula que atende interesses de pequenos grupos, e o restante da população continua sofrendo com a falta de bom senso.
 
CLAUDIO MOREIRA em 23/10/2013 10:37:58
Marcos Wild, você realmente acredita que alguém virá a Campo Grande por causa do aquário do André ? De mais a mais, o Estado carece de investimentos nas mais diversas áreas, essenciais para o bem estar daqueles que aqui vivem. Esse aquário não representa nada de significativo para nosso Estado. Quer ver peixes ? Vá para Bonito, lá eles estão em seu ambiente natural e você ainda nada do ladinho deles, fotografa e tudo mais. Quer conhecer a ictiofauna, é só para o Pantanal. Esse aquário é um tremendo embuste, desperdício de dinheiro arrecadado através do suor dos contribuintes honestos que movem o Mato Grosso do Sul. Pela falta de estradas, as empresas não tem interesse em se instalar por aqui. Os hospitais públicos, são uma piada de mal gosto (vide escândalos da máfia do câncer)...
 
Marcos Paulo Hypollito em 23/10/2013 10:33:27
Não vou lá muito com a cara e o modo de ser/governo, do Sr André Puccinelli; porém, concordei quando do lançamento dessa obra por achá-la útil à sociedade sulmatogrossense, creio que será didática e atrairá turistas para uma linda capital que não tem quase nada de atrativo. Se formos pensar que há outras prioridades por certo não sairemos do famoso trio "educação, saúde e segurança", que de fato é deficitário e exige mais empenho dos governantes, mas tbém é necessário investir noutras coisas e esse aquário vai ser importante tal qual o é o de Santos-SP.
Não vejo como desperdício, como comentado, pois é algo útil e talvez não prioritário. Pior é a roubalheira deslavada de governantes em geral, destacando-se com louvor os PeTralhas, tomara que o povo acorde e tire esses corruPTos em geral..
 
Erudilho Nabuco em 23/10/2013 10:31:51
Campograndense reclamando em 3..2..1..
Vão ter mente pequena assim lá longe.
 
Leonardo Reis em 23/10/2013 10:29:56
Hahahaha Duvido que venha implementar a economia da forma como o sr. Marcos Wild delongou! Esse aquário é um grande elefante branco, eu caminho no Parque das Nações Indígenas toda a semana, e não tem um dia sequer que eu lamente a construção desse engodo que só servirá para tolher um parque tão lindo!
 
JESSICA MACHADO em 23/10/2013 10:28:57
Finalmente Campo Grande terá um grande atrativo turístico de âmbito internacional. É uma obra que vai mudar significativamente a economia do Estado todo. MS passará a ser o "Estado do Turismo"
 
Fabio Pellegrini em 23/10/2013 10:23:30
Lamentável é ver um cidadão falar que uma obra dessa é disperdício com dinheiro do contribuinte...
Uma obra no ponto de vista turístico e cultural magnifica, que vai colocar Campo Grande no cenário nacional.e mundial.
 
Humberto Zacarias em 23/10/2013 10:10:12
Só fico imaginando que diferença faria esse dinheiro investido na área da saúde pública!!!nesses postos de atendimento não tem o básico, é um tremendo descaso com os menos favorecidos, ficam perdendo tempo e dinheiro com aquário do PANTANAL?? hhaa tenha santa paciência!!!! será que vai ser como o famoso relógio da DUQUE DE CAXIAS.
 
cris. alves em 23/10/2013 10:04:55
É Sr Carlos Orione ? Quando foram construir o Cristo Redentor no Rio e a Torre Eiffel na França, falaram a mesma coisa que você comentou. Campo Grande é uma cidade sem posto turístico de relevância nacional e com certeza quando estiver funcionando este Aquario gigante muitos turistas virão gastar aqui em hotéis, postos de gasolina, restaurantes, shoppings e etc, e outra, o dinheiro público tem que ser gasto para o bem do contribuinte ou a favor dele.
 
Marcos Wild em 23/10/2013 09:40:03
Mais um desperdício com o dinheiro do contribuinte ... lamentavél.
 
Carlos Orione em 23/10/2013 09:16:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions