ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Artesanatos produzidos em presídios ganham galeria de exposição no MPT

Valor arrecadado com a venda das peças é revertido para os artesãos

Por Kamila Alcântara | 14/05/2024 14:39
Artesanato produzido por internos dos presídios de Campo Grande (Foto: divulgação)
Artesanato produzido por internos dos presídios de Campo Grande (Foto: divulgação)

Mais de 350 peças de artesanato, confeccionados por 67 internos do Sistema Prisional, foram apresentados em exposição especial de Dia das Mães, promovido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) em Campo Grande, na última semana. Entre os materiais produzidos estão peças de crochê, produtos de resina, chaveiros, utensílios domésticos, panos de prato, decorações em metal e argila.

Todo o valor arrecadado com a comercialização das peças é revertido em prol dos artesãos, seja para a aquisição de materiais que serão utilizados em novos trabalhos, seja para ajudar seus familiares.

Os trabalhos desenvolvidos dentro dos complexos penitenciários garantem o direito constitucional de remição da pena, que corresponde ao abatimento de um dia dentro do sistema.

A demanda pelo trabalho produzido dentro das unidades prisionais vem crescendo nos últimos anos, segundo Elaine Cristina Cecci, chefe da Divisão de Trabalho Prisional da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

"Temos mais de 35% do nosso efetivo carcerário trabalhando e parcerias com 230 empresas contratantes dessa mão de obra prisional. Mais da metade dos internos trabalha de forma remunerada e o empregador que investe nesse tipo de serviço recebe vários benefícios que desonera os custos com a manutenção da sua atividade”, conclui.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias