A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

02/03/2011 11:29

Árvore de 11 metros tomba sobre fios e ameaça casa na rua da Paz

Angela Kempfer e Adriano Hany
Muro segurou árvore na rua da Paz. (Foto: Adriano Hany)Muro segurou árvore na rua da Paz. (Foto: Adriano Hany)

Por volta das 10h30 da manhã, a secretária da empresa TVOn soltou um grito ao ver uma árvore - segundo relatos dela “enorme”, se aproximar da janela da sala do escritório.

“De repente eu vi o galho chegando. Gritei e logo a energia acabou”, conta Ana Cláudia Simões, de 23 anos. Os galhos romperam os fios de telefonia e destruíram o padrão de energia elétrica da empresa.

O muro impediu que o tronco destruísse uma das paredes do imóvel. Por pouco, um carro estacionado ao lado da árvore não foi atingido pelo tronco.

A árvore, com tronco de cerca de 2 metros de circunferência e 11 de altura, teve metade da raiz arrancada, apesar de não estar ventando no momento do incidente. A secretária arrisca um palpite sobre o motivo do susto.

Bombeiros já estão no local para a retirada da árvore.Bombeiros já estão no local para a retirada da árvore.

“Tem chovido muito e a terra está fofa, a árvore não agüento. Meu coração está acelerado até agora”, conta.

Há 3 dias chove em Campo Grande. Apesar de não ser forte, a chuva é constante e o tempo deve permanecer assim até sexta-feira.

Os bombeiros já estão no local, que fica entre as ruas Bahia e Rio Grande do Sul, para planejar o corte da árvore. O trânsito na rua da Paz deve ser parcialmente interrompido para a retirada da madeira.



Estou vendo uma árvore na Av. Ulisses Serra, em frente à Capela Santa Ana, no bairro Jardim Imá tombar. Já que quando foi solicitado à prefeitura a retirada da mesma, já que está estragando o asfalto (levantando) e ja quebrou o meio fio (guia). Onde veio um dito engenheiro e disse que não teria problema nenhum. Esta árvore está entortando, feito a Torre de Pisa na Itália. E se vier a tombar, vai acabar de danificar além do asfalto, a fiação elétrica, cabos da net e telefonia, além de danificar aparelhos da vizinhança. e Aí, quam vai pagar o prejuizo??? o engenheiro??? ou o poder público??? O RECADO ESTÁ DADO!!!
 
Marcelo Max em 02/03/2011 11:35:44
Vamos chamar os proteres de arvores para reparar os danos de suas protegidas, como já falaram arvores se replantam mais uma vida não. o prejuizo tambem não é resarcido por esses "protetores" que nessa hora desaparecem.
 
Carlos Arruda em 02/03/2011 06:15:38
Que pena, essa arvore é uma das mais bonitas do centro da cidade, tomara que consigam recupera-la.
 
Geraldo Garcia em 02/03/2011 02:44:29
mais uma vez
aconteceu o "esperado"mais uma planta que caiu devido ao seu tempo que já terminou e juntamente com essa chuva que não para!!!lembram do meu comentário da semana retrasada quando caiu uma a´rvore em cima do táxi?,se não me engano foi perto do comper da rui barbosa?então,tá ai,disse e repito,ás arvores podem ser substiuidas!!!as vidas e os estregados que acontecem nem uma autoridde repõe!!!
que as autoridades não sejam teimosos,a´rvores centárias deveriam ser arrancadas e replantadas outras no lugar!!!!
fico indguinada com meu voto jogado fora na última eleição!!não soube votar!!!
quem sabe na próxima eleiçao eu aprendo!!!
boa tarde
 
sandra rojas em 02/03/2011 02:40:17
rsrs O palpite da secretária é parcialmente correto. Acertou que está chovendo muito e errou ao dizer que a chuva deixa a terra fofa. A água na verdade ajuda na compactação de grânulos, então com a chuva a terra "in situ" tende a ficar mais compactada e não fofa. Agora a saturação da água no solo pode ter deixado a terra tendendo pra polpa, e daí esta combinação é mais fluida que a terra seca. Mas um fator que eu palpitaria que pode ter influenciado bastante é que com essa chuva fina contante as folhas da árvore ficam enxarcadas e o peso da árvore aumenta forçando mais as ramificações da rariz. Daí se o suporte da árvore já estiver no seu limite de peso, ele não suportará por muito tempo e como a árvore já está suportando a dois dias ela cedeu mesmo sem estar ventando.
 
Régis Marlo Martins Pereira em 02/03/2011 01:25:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions